Páginas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Xanana

  



Xanana / Chanana (Turnera ulmifolia L.)

Conhecida também como flor-do-guarujá, turnera, albina.

Alguns gêneros são utilizados como antinflamatório, antidepressivo e calmante, pela produção de substâncias aleloquímicas, que são muito utilizadas na medicina popular. 

O estudo e a identificação dos seus microrganismos endofiticos torna-se importante pelo seu potencial biotecnológico para aplicação na agricultura e na medicina.

Na medicina é empregada no tratamento de acne, tumores, diabetes, albuminúria, amenorréia e processos inflamatórios do sistema respiratório. 

O seu óleo essencial inibe o crescimento de fungos do gênero Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton. 

Considerada planta invasora em solos cultivados, conseqüência da fácil dispersão das sementes.

Apresenta efeitos psicoativos e terapêuticos com propriedades tônica, estimulante, afrodisíaca, diurética, expectorante e adstringente. 

A espécie Turnera diffusa, conhecida como ‘damiana’ foi muito usada pelos Astecas como remédio contra a impotência. 

Os Maias usavam-na para estimular o prazer sexual e os índios da América do Sul, a usavam como chá curativo.

A turnera é usada também como essência floral, indicada para pessoas instáveis que se fecham dentro de si mesmas.


Para artrite o uso da flor em infusão com álcool a 70% e passar com algodão no local 2-3 vezes ao dia

Pesquisas com a Xanana:
O HIV (Vírus da Imunodeficiência Adquirida) tem nova opção de tratamento. O Departamento de Farmácia da UFMA desenvolve há 18 anos um fitoterápico à base da planta Chanana para utilização em soropositivos. 

O tratamento consiste na ingestão da tintura da Tunera guynensis L. (nomenclatura científica da chanana) pelos pacientes atingidos pelo vírus. “A planta tem propriedades energéticas. 

Desta forma, o corpo, enfraquecido pela ação do vírus, se tonifica e reage melhor no combate às infecções oportunistas em conjunto com os medicamentos alopáticos (de base química)”, explica a pesquisadora. 

Um grupo formado por 33 pessoas recebe o tratamento a base dos medicamentos fitoterápicos. 

Cada um consome mensalmente em média 300ml da tintura. “Nós atendemos soropositivos de todas as regiões da grande São Luis à procura de atedimento. 

A questão etária também é muito abrangente. Nossa paciente mais nova possui apenas 17 anos e o mais velho, 58”.

A pesquisa passou a ser desenvolvida na UFMA em 1990 e, desde então, vem alcançando avanços significativos no tratamento dos pacientes soropositivos. “Ao trazer a pesquisa para a Universidade Federal do Maranhão, nós percebemos que a tintura era mais eficaz que o chá da planta, utilizado na terapia de pacientes de Campinas.

A tintura tem a vantagem de permanecer própria para consumo por um período de um ano, ao contrário do chá, que logo evapora”, complementa a pesquisadora, que lembra que este e outros fitoterápicos desenvolvidos pela Universidade estão ao alcance de todos os interessados, bastando que estes se cadastrem junto ao Departamento de Farmácia da Universidade. 

14 comentários:

  1. Como fazer o transplante da Chanana da calçada para o Jardim, sem matar a planta?
    Grtato-Antonio Garcia

    ResponderExcluir
  2. Oi Antonio, boa tarde!

    A chanana por ter uma raiz muito rígida, quebra-se com facilidade, mas você pode molhar bastante e com uma ferramenta que peque por baixo arrancar com um bolo de terra prezo a raiz.
    É uma planta que nasce com facilidade em terrenos abandonados, você pode encontrar com facilidade.
    Espero ter ajudado
    Grato
    Arivalter

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi Liliam, bom Dia!

      A Xanana é uma planta muito comum aqui no Nordeste, ela cresce junto ao meio fio, pé de muro e areas livres.
      No começo do dia a flor está sempre aberta, na proporção que o dia vai esquentando ela fecha-se, então para você identificar, é melhor logo pela manhã.

      Excluir
  4. Esta planta pode ser encontrada em são luis do Maranhão. A vendedora e Joyce basta contactar o fone 69.87258558 que ela envia pelo correio. A planta em estado seco custa um Kg R$ 100,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é uma planta muito comum pelo Nordeste, beira de praia e etc, acredito que vc pode encontrar na sua região, observe logo pela manhã que ele vai estar om as flores abertas

      Excluir
  5. qual o procedimento, o preparo da chanana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nuno, Bom dia!

      Desculpe a demora em te responder, pois viajo bastante e nem sempre disponho de tempo para acompanhar as postagens, mas vamos lá:

      Para dor nas articulações, vc faz a coleta das flores e colocar de fusão em um reservatório com álcool, deixa por uns 15 dias, depois vc molha um algodão e vai passando na junta que está com problema.

      Espero ter ajudado

      Grato
      Arivalter

      Excluir
  6. Boa tarde.
    Tenho diabetes e gostaria de tomar a tintura, já que tomo o chá há 02 anos, gostaria de saber como fazer a tintura se possível..ajuda-me.lenita49@hotmail.com
    Eurlene

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Eurlene, desculpe a demora em responder pois estou viajando.
      Não tenho conhecimento de que alguém esteja fabricando ainda e colocando para venda, mas vc pode fazer contato com Universidade e solicitar.

      Espero ter ajudado

      Excluir
  8. aonde compro a tintura da xanana no tocantins araguaina?

    ResponderExcluir
  9. Até o momento não tenho conhecimento de alguém que esteja fabricando a tintura, algumas universidade tem feito pesquisas, mas vendendo não sei ainda.

    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  10. Planta com muitas propriedades que curam.

    ResponderExcluir