Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Erva Cidreira

  
Erva Cidreira 

Nome Científico: Lippia alba
 
Nome Popular : Conhecida também como chá-de-tabuleiro; cidrila; erva-cidreira-de- arbusto; alecrim-selvagem; cidreira-brava; falsa-melissa; erva-cidreira; erva-cidreira-brasileira; erva-cidreira-do-campo; cidreira carmelitana; salva; salva-do-brasil; salva-limão; alecrim-do-campo; salva-brava; sálvia e e outros.

A literatura etnofarmacológica registra o uso do chá da cidreira em todo o país, tanto pelo seu sabor agradável, como também pela ação calmante atribuída a medicina tradicional brasileira.

Em função de estudos químicos do óleo essencial e dos caracteres  organolépticos  e morfológicos das cidreiras (L. alba) encontradas no Nordeste do Brasil, foi  possível  separá-las em 3 tipos  fundamentais.

1 - primeiro, caracterizado por teores elevados de citral e mirceno no óleo essencial, pelas folhas ásperas e largas, pelas inflorescências capituliformes maiores com até 8 flores liguladas externas em torno de um amplo conjunto central de flores ainda fechadas;

2 - segundo, caracterizado por teores de citral e limoneno, com inflorescências menores, compostas por um pequeno disco central de flores ainda não desenvolvidas rodeado por apenas três a cinco flores liguladas e com folhas e ramos mais delicados;

3 - terceiro é caracterizado por semelhança morfológica ao segundo, mas contém altos teores de carvona e limoneno.

Depois deste estudo químico, o uso do chá preparado com suas folhas tem sido orientado, no Nordeste, conforme os quimiotipos acima descritos.  

O chá das folhas dos dois primeiros tipos tem ação calmante e  espasmolítica  suaves,  atribuída a presença do citral e atividade analgésica devida ao mirceno.

O do segundo tipo, além destas ações, tem forte atividade sedativa e ansiolítica, enquanto o do terceiro tipo, tem atividade principalmente, mucolitica, isto é, seu uso contribui para torna mais fluidas a secreção dos brônquios, facilitando a expectoração.

Além de ser saboroso e aromático, o chá preparado com as folhas dos dois tipos ricos em citral, é eficaz no alivio de pequenas crises de cólicas uterinas e intestinais, bem como no tratamento do nervosismo e estado de intranquilidade.

O amplo emprego desta planta nas práticas caseiras da medicina popular é motivo suficiente para sua escolha como tema de estudos químicos, farmacológicos e  clínicos  visando sua validade como medicamento eficaz e seguro.

 Além disso, justifica-se a elucidação e fixação dos quimiotipos em ocorrência no Brasil, através de estudos fitotécnicos apoiados por analises químicas de seu óleo essencial e ensaios farmacológicos direcionados para cada tipo de atividade.

Algumas utilidades:

 Diminui as cólicas: A erva cidreira pode ser indicada em casos de cólicas menstruais porque ela proporciona o relaxamento, inclusive dos tecidos, e por isso ajuda a aliviar este problema.

Diminui os gases: A erva cidreira ajuda a reduzir a produção de gases, isto provavelmente ocorre devido à capacidade do alimento de relaxar os tecidos.

Ação antioxidante:
A erva cidreira possui forte ação antioxidante. Por isso, irá combater os radicais livres e evitar o envelhecimento celular, prevenir câncer, evitar a degeneração da mácula, proteger o coração e evitar doenças cerebrais degenerativas.

Diminui a pressão arterial: Alguns estudos apontam que a erva cidreira ajudaria a reduzir a pressão arterial porque proporciona uma vasodilatação leve dos vasos sanguíneos periféricos.

Diminui o colesterol ruim: Certas pesquisas apontam que a forte ação antioxidante da erva cidreira ajudaria a diminuir os níveis do colesterol ruim, LDL. Assim, a erva poderia prevenir doenças cardiovasculares.

5 comentários:

  1. Moro em Sampa e por aqui tem bastante erva cidreira em quintais, em Minas também a tem!

    ResponderExcluir
  2. Serto dia resolvi criar um chálálá para a minha ansiedade de cedo acordar, boteie para secar folhas de ERVA CIDREIRA,VERBENA,ALFAZEMA,ESTRAGÃO,ANÍS,CHEIROSA e ERVA de GATO passei no liquidificador. Bebo o chálálá com uma intensão,mais sei que ele esta resolvendo várias.

    ResponderExcluir
  3. Quero saber erva cidreira tem vitamina k pois tomo Maracanã tenho medo de tomar conteúdo vitamina k

    ResponderExcluir