Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Oliveira


   



Oliveira (Syzygium cumini L.)

 Também conhecido como jambolão, cereja, Jamelão, jalão, jambol, jambu, jambul, azeitonado nordeste, ameixa roxa, azeitona e murta.

Consumida em sucos ou mesmo in natura.

Informações etnofarmacológica incluem o uso das cascas desta planta como medicação  hipoglicemiante para controle da diabetes.

Este uso é também referido na literatura farmacêutica mais antiga que lista os nomes de antigos medicamentos sob os nomes de Antimellin e Diamina, produzido na Europa a partir dos frutos secos importados do Brasil e faz referencia a seu aproveitamento pela industria brasileira de fitoterápicos, na preparação de extrato fluido.

Entretanto, apesar de ter atividade hipoglicemiante comprovada em vários depoimentos, esta planta tem sido muito pouco estudada, inclusive quimicamente.

Analises fotoquímica antiga registra a presença, nos frutos, de amido, tanino, ácido gálico, uma resina fenólica e jambulol (C16H8O9), composto de natureza química mal definida, além de gordura derivada dos ácidos palmítico, esteárico, oléico e, ainda, fitoesterol, além da presença de acido cinâmico, quercetina e de um glicosídeo chamado antimelina, citada nesses escritos, não sendo mais referido nos anos recentes.

A preparação usada para controle da glicose era feita fervendo-se uma colher das de café (0,3 g) do pó dos frutos ou das sementes secas, em água suficiente para encher  uma xícara das medias (150 ml)

Este cozimento deveria ser bebido na dose de 1 a 2 xícaras, até quatro vezes ao dia, conforme o resultado sobre a glicemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário