Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Plantas Medicianis - Jurubeba

  
Nome Cientifico: (Solanum paniculatum L.)

Nome Popular
Conhecida como jurubeba, caapeba, joa-tica, jupeba, jurupeba, juribeba, jurubeba-branca, jurubeba-do-pará, jurubeba-mansa, jurubeba-roxa, jurubeba-verdadeira, jurubebinha, jurubena, jurumbeba, jurupeba, juuna, juvena, juvena.

Os frutos são conhecidos como jurubeba, são consumidos em muitas regiões  do país como condimento na forma de picles e como aditivo de aguardente.

O principal uso desta planta, contudo é na medicina tradicional, cujo emprego é bem documentado na literatura, figurando, inclusive, oficialmente na "Farmacopéia Brasileira" para uso especifico contra anemia e problemas hepáticos.

Na medicina tradicional, suas raizes, folhas frutos vem sendo, de longa data, largamente empregado contra problemas hepáticos e digestivos, por estimular as funções digestivas e reduzir o inchaço do figado e vesicula.

É também considerado útil contra hapatite e gastrite crônicas, anemias, febres intermitentes, hidropisia e tumores uterinos.

Erva medicinal que controla e cura a Diabete:
A raiz é indicada nas dispepsias atônicas e na diabete.

Erva Medicinal
Diurética, desobstruente tônico, antiinflamatória. Emprega-se popularmente com bom resultado para combater as icterícias, cistites, febres intermitentes, prisão de ventre e as inflamações do baço(suco dos frutos). 
Externamente empregam-se as folhas amassadas sobre machucados.  Desobstruente do fígado.

Maceração: 4 gs de folhas ou frutos verdes em um copo de água fria; também consumida sob forma de vinhos, bastando para tanto deixar macerar no vinho branco.

Infusão: 2 col de sopa de folhas ou flores ou fruots picados para 1 litro de água fervente. Tomar 3 xícaras de chá morno, sem açúcar, por dia.

O chá de suas folhas é muito usado no país como remédio cotidiano contra ressacas após o consumo exagerado de álcool e comida.

Contra afecções do figado (icterícia, hepatite e insuficiência hepática), atonia gástrica, inflamação do baço e vesícula preguiçosa, é recomendada na forma de chá por decocção, preparado com uma colher (chá) de raizes finamente picada em uma xícara (chá) de água em fervura durante 5 minutos, na dose de uma xícara (chá) 3 vezes ao dia.

Recomenda-se também em uso externo como cicatrizantede feridas, contra úlceras, pruridos e contusões, na forma dechá por decocção, preparado com uma clher(sopa) de folhas picadas em uma xícara (chá) de água em fervura durante 10 minutos, aplicando-o sobre a lesão com gaze ou na forma de gargerejo.

Os componentes ativos encontrados nesta planta e documentados na década de 60 por pesquisadores alemães, estão representados por esteróides vegetais, saponinas, glicosideos e alcalóides, sendo que aos alcalóides "solanidine" e "solasodine" são atribuidas as propriedades curativas para os problemas hepáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário