Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Pimenta Malagueta

  
Pimenta Malagueta (Capsicum frutescens L.)

Além de ser usada como condimento na preparação de molho picante, pode ser empregada, também, por via externa, como medicamento rubefaciente muito ativo.

Este tipo de ação é uma propriedade comum a várias substancias e plantas medicinais caracterizadas por provocarem, por contato, um forte estímulo da circulação local, resultando numa sensação de calor, diminuição da dor local e um aumento da sensação de conforto.

A intensidade da ação pode variar desde a simples vermelhidão da pele até a formação de bolhas semelhantes ás causadas por queimaduras.

As compressas, emplastros e fricções feitas com esta planta são empregadas no tratamento de dores reumáticas, torcicolo, luxação, dores musculares, dores nas costas, etc.

Seu emprego é feito por meio de compressas com a tintura, preparada com os frutos maduros, frescos ou secos.

A analises fitoquímica dos frutos desta planta revelou a presença de dois componentes principais: A capsaicina (32-38%) e a diidrocapsacina acompanhada de outras capsaicinóides, além de outros menores como os carotenoides capsatina, alfa caroteno, violaxantina, ácidos graxos, os flavonóides apiina e luteolina glicosilada, saponina esteroidal, e óleo  volátil com capsiamida.

Por via oral o extrato dos frutos e a capsaicina têm ação protetora gástrica inclusive nos casos gastrite associada ao H. pilori ou a aspirina.

Seu principal uso terapêutico é como rubefaciente no tratamento local de dores reumáticas e tensão muscular, por meio de compressas feitas com a tintura dos frutos para cuja preparação é preciso usar um laboratório com aparelho para destilação de álcool.
Procede-se da maneira descrita a seguir:

 - Toma-se cerca de 100g de pimenta seca, correspondente á quantidade contida em um copo pequeno comum, junta-se 35 a 100 cc de álcool para umedecê-la bem e, tritura-se tudo até que não restem mais pimentas inteiras e coloca-se o material triturado em um funil.

 - Adiciona-se mais álcool de pouco em pouco e deixa-se escoar até que o liquido filtrado comece a sair quase sem cor.

 -  Finalmente, concentra-se o extrato por destilação, até que restem apenas 50 ml, ou seja, meio copo dos comuns. Deste modo, uma parte do extrato equivale a duas partes de pimenta.

Na ocasião de usá-lo molha-se o menos possível um pedaço de gaze ou de pano limpo do tamanho da área afetada e faz-se a compressa, que deve ser coberta com um pano maior e mais grosso e deixada em contato durante 5 a 10 minutos ou menos nas pessoas de pele mais sensíveis.

O tratamento deve ser controlado com frequente observação.

Logo que se observe sensação incômoda de queimadura ou inicio da formação das primeiras bolhas, a aplicação deve ser suspensa e o local lavado com água e sabão.

Este tipo de tratamento exige o acompanhamento de pessoas treinadas e as compressas só podem ser feitas, no máximo  por dois dias e uma nova aplicação só poderá ser repetida após duas semanas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário