Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Tomate

  


Tomante (Lycopersicon esculentum Mill.)

O fruto pode ser usado além da salada como suco como complemento alimentar.


A literatura etnofarmacológica registra o uso dos frutos nas praticas caseiras da medicina popular, para tratamento de casos de hipertensão, afecções da boca e da garganta, dor de dente, resfriado, queimaduras e reumatismo, enquanto as folhas são citadas como antiasmáticas, sedante cardíaco e antiinflamatórias, com base na tradição popular, embora a eficacia e a segurança deste uso não tenha sido, ainda comprovadas cientificamente.


Sua analises fitoquímica registra a presença de tomatina, um glicoalcalóide esteroidal e suas geninas, a tomatina e solanidina, esta principalmente nas folhas que contém, também, rutina, acido clorogênico e uma furocumarina de ação fotossensibilizante.


Nos frutos foram registradas as presenças de esteróides, dos ácidos p-cumárico, málico e ascórbico, (vitamina C), vitaminas do complexo B e licopeno, a substancia que dá a cor vermelha ao fruto e responsável por suas propriedades antioxidante e antiinflamatórias nos casos de hiperplasia benigna da próstata.


É também , uma boa fonte de magnésio.


Os resultados de ensaios farmacológico pré-clínicos incluem o registro da atividade antifúngica local da polpa do fruto que, em parte é devida a tomatina, que é capaz de inibir totalmente o crescimento de Candida albicans (monília).


Por via oral, tem ação antihistamínica, antiinflamatória e inibidora da absorção do colesterol.


Para o tratamento da candidiase (moniliase)  bucal, popularmente conhecida pela denominação de "sapinho", usa-se o bochecho ou a embrocação do sumo recentemente preparado por trituração do fruto e passado em peneira fina.


Para uso oral contra alergias, inflamações e nível alto de colesterol no sangue, bem como para alivio de problemas urinários devidos a inflamação da próstata, emprega-se o próprio fruto em salada ou na forma de suco em dose correspondente a uma xícara das de chá por dia, durante vários meses.


Enquanto se estiver ingerindo quantidades altas de tomate, deve-se evitar a exposição demorada de qualquer parte do corpo ao sol, por causa do risco de queimaduras severas, consequentes a ação fotossensibilizante das furocumarinas.


A inocuidade do tomate e suas preparações para uso tópico, externo, permite recomendá-lo nos casos de candidíase bucal, dor de dente e queimaduras.


A ingestão de 100 g das folhas ou do tomate verde causa severa intoxicação caracterizada por vômitos, diarreia, cólicas, tontura e baixa frequência cardíaca, podendo chegar a morte por falha respiratória.


Por isso, a administração das preparações para uso oral feita com as folhas e com os frutos verdes, são desaconselhadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário