Páginas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Beldroega

   


Beldroega (Portulaca oleracea L.)

A parte aérea em algumas partes do país é usada em saladas e refogadas.  Contém acido salicílico, vitaminas, sais de potássio e ómega 3.


Todas as partes desta planta sempre foram largamente utilizada na medicina popular, ha dados de 500 A.C. e o seu primeiro registro foi na China.


É considerada sudorifica, emoliente, antiinflamnatoria, diuretica, vermifuga, antipirética e amantibacteriana, sendo empregada internamente contra disenteria (principalmente infantil), enterite aguda, mastite e hemorroidas.


As folhas são indicada também contra cistite, hemóptise, cólicas renais, queimaduras e úlceras.


As sementes são consideradas: emenagoga, diuréticas, antehelmintica.


Indígenas das Guianas ssio usam-se contra diabetes, para problemas digestivos e como emoliente e, externamente, como unguento para problemas musculares.


A infusão de suas folhas e ramos é tônica e depurativa do sangue, enquanto que em uso externo aplicada sobre feridas favorecem a cicatrização.


Estudos clínicos tem mostrado que esta planta é uma rica fonte de ácidos graxo omega-3, substancias importantes na prevenção de infartos e no fortalecimentos dos sistemas imunológico. 


Em outros estudos clínicos concluiu-se que além do efeito hipertensivo de seu extrato aquoso, devido a presença de catecolaminas, verificou-se também uma atividade relaxante da musculatura esquelética.


Estudos fitoquímicos desta planta revelaram ser muito rica em ácido oxálico e sais de potássio (nitrato, cloreto e sulfato).


Contém também derivados da catecolamina (noradrenalina, DOPA e depamina, em altas concentrações). 

Um comentário:

  1. Curiosamente essa plantinha me surpreendeu, apreciava somente como planta ornamental:) Obrigada a todos pelas riquíssimas informações.

    ResponderExcluir