Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Araçá


  
Araçá (Psidium guajava L)

Como planta medicinal, segundo a literatura etnofarmacológica, é a planta unanimemente mais usada no tratamento caseiro de diarréias na infância.

E referido também o uso do chá em bochechos e gargarejos no tratamento de inflamações da boca e da garganta ou em lavagens locais de ulceras e na leucorréia.

Sua analises fotoquímica registra nas folhas a presença de óleo volátil rico em bisaboleno e outros sesquiterpenos, além dos acetais dietoximetano e dietoxietano que dão o aroma aos frutos.

Nas sementes foi identificado o ácido linoléico com principal constituintes químicos fixos das folhas encontram-se vários taninos elágicos, predominando a pedunculagina e as guavinas, acompanhadas de beta-sitosterol, triterpenóides e, como principio ativo antidiarreico, a quercetina e a arabino-quercetina.



O extrato aquoso do olho (broto) da goiabeira, mostrou intensa atividade contra Salmonela Serratia e Staphylococcus, germes muitas vezes responsáveis por graves diarréias de origem microbiana, mais forte na verdade de polpa vermelha e muito mais fraca nas folhas adultas e cascas.


O chá por infusão é preparado adicionando –se água fervente, em quantidade suficiente para uma xícara das medias, sobre 3 a 4 brotos (olhos), incluindo o primeiro par de folhas jovens já crescidas mas ainda tenras.

Bebe-se uma ou mais xícaras ao dia ou logo após cada defecação liquida.

Para os casos de diarréia infantil o chá deve ser preparado com 15 a 20 olhos em um litro de água, fervida junto com uma colher das de sopa de açúcar e uma colherinha de sal para ser usado como soro rehidratante caseiro, a ser administrado em pequenas doses, a cada cinco ou dez minutos.

A extensa experiência popular, aliada aos resultados da experiência cientifica, permitem recomendar o uso do chá dos brotos da goiabeira vermelha no tratamento das diarréias como medicação antiinfecciosa e re-hidratante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário