Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Moringa

  


Moringa (Moringa oleifera Lam.)

Ela pode ser conhecida como: moringa, cedro ou quiabo-de-quina.

As sementes tostadas e as flores são usadas como alimento, enquanto as sementes cruas e recentemente amassadas, são aplicadas externamente em ferimentos infectados e, na forma de lavagens ou compressas para o tratamento da gota, dores reumáticas e como cicatrizantes de feridas.

As folhas cozidas com feijão ou na forma de salada com vinagrete, são consideradas como tendo elevado valor alimentício e, no Nordeste brasileiro faz parte da merenda escolar.

As raízes de sabor acre e picantes são usadas na Índia como abortiva e cicatrizantes de feridas, enquanto o sumo extraído das folhas ou das raízes se emprega como rubefaciente local e, internamente, para melhorar o apetite e auxiliar a digestão.

Um importante uso das sementes é como agente purificador de água com tecnologia desenvolvida na África e na Guatemala, no Brasil o Ceará oferece uma cartilha com instruções da aplicação.

O estudo fitoquimico, registra para as sementes a presença de 38% de óleo fixo, muito rico em ácido oléico.

Além do óleo, as sementes contêm como componente mais importante, a pterigospermina dotado de atividade antimicrobiana, como principal responsável pelo seu emprego na medicina popular no Brasil.

Sua preparação para uso pode ser feita retirando-se primeiro tegumento da semente (casca) e amassando-se o material esbranquiçado com um pouco de vaselina ou óleo de cozinha até formar uma pomada que deve ser aplicada de imdeiato porque seu agente antimicrobiano é destruído rapidamente por ação da luz solar e do oxigênio do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário