Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Laranja

  
Laranja (Citrus aurantium L.)

A casca do fruto e as folhas são largamente utilizada em varias partes do mundo para diversos fins.

As flores e folhas fornecem óleo essencial para a industria de perfumes.

A casca dos frutos é muito utilizada em todo o país para o preparo do doce de laranja-da-terra, em calda e cristalizado.

Mas é na medicina tradicional que uso desta planta é mais amplamente divulgado em todo o país, como aromática, amarga, digestiva, expectorante, diurética e hipotensora, embora a eficacia e segurança de seu uso não tenha sido ainda comprovadas cientificamente.

Internamente é empregada contra indigestão flatulenta, diarreia, tosses intermitentes e cólicas de bebês.

Ao chá das folhas se atribui propriedades: sudoríficas, amtogripal, carminativa e antiespasmódica, sendo usada contra mádigestão.

O extrato aquoso  a frio de seus botões florais, preparado por maceração em água durante 3-4 horas, é indicado como prática caseira de ação calmante suave, nos casos de insonia e nervosismo.

Contra gripe, febre e resfriados, sua infusão deve ser preparada adicionando-se água fervente em uma xícara das médias contendo uma colher das de sopa de folhas picadas.

Toma-se na dose de uma xícara á noite antes de se deitar.

O suco dos frutos é bebido como remédio contra albuminúria de mulheres grávidas.

Na composição da casca do fruto, destacam-se a presença da pectina, do bioflavonóide hesperidina (protetor dos capilares sanguíneos), das substâncias amargas, narigenina e a chalcona da hesperitina.

Foram encontrados também açúcares e o óleo essencial, que é rico em limoneno, linalol, acetato de linalila, geraniol e acetato de geranila, valiosas substancias aromáticas que estão presentes, também no óleo essencial das folhas, obtidos por arraste de vapor.


Um comentário: