Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Plantas Medicinais - Miloma / Orelha de Onça

 

Entre as várias plantas medicinais que foram apresentadas pelo Globo Repórter da ultima sexta feira, 24 de fevereiro, destacou-se a milona, também conhecida como orelha de onça

Na tradição popular, a raiz da planta é bastante utilizada para o tratamento da asma e outras doenças respiratórias. 

Esse uso atraiu o olhar de pesquisadores, que decidiram investigar cientificamente as propriedades medicinais da planta. Os resultados são bastante animadores.

Propriedades Medicinais da Milona, também conhecida como Orelha de Onça

O Centro de Ciências da Saúde, grupo de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, analisou as propriedades terapêuticas da milona. 

A planta foi testada em camundongos, com resultados bastante positivos, principalmente para o tratamento da asma

O que se descobriu é que orelha de onça é capaz de atuar no organismo, melhorando os sintomas da doença. Esse mecanismo é diferente dos medicamentos comumente encontrados no mercado.

Isso acontece porque as substâncias da planta atuam em duas frentes diferentes: como antiinflamatório e como antialérgico

Como as asma é um processo inflamatório normalmente desencadeado por reações alérgicas, a milona se torna eficiente no tratamento dos sintomas da doença. 

A planta também ajuda a reduzir a produção de muco, que obstrui as vias aéreas. 

Se comparada com o corticoides, comumente utilizados no tratamento da asma, a orelha de onça é mais eficaz que outros medicamentos.

Além disso, a pesquisa observou, com os testes em animais, que as substâncias da milona também atuam no combate das úlceras gástricas. 

A planta também se mostrou capaz de reduzir os sintomas da depressão em camundongos. 

Dessa forma, os pesquisadores acreditam que o medicamento feito com a orelha de onça pode funcionar como antidepressivo, além de aliviar a asma.

Consumo da Orelha de Onça

Os pesquisadores pretendem fabricar medicamentos para a asma a partir de substâncias extraídas da milona. 

No futuro, será possível encontrar xaropes e cápsulas feitas com a planta. No entanto, esses remédio ainda não estão disponíveis.

Por isso, eles recomendam que se consuma o chá, feito com as folhas da orelha de onça. As folhas são menos tóxicas que a raiz e não prejudicam a vida da planta.

10 comentários:

  1. URGENTE!! Como posso ter acesso a MILOMA(orelha de onça)?
    Tenho uma pessoa em minha familia, que tem crises de asma muito fortes. E moro em Mato Grosso, aqui dizem que não vou encontrar. Tem algum meio de conseguir, ou pelo menos o sachê? Inclusive, esses dias meu pai, está tendo muitas crises. Já é muito idoso, e precisa urgente desse remédio. Se puder me ajudar, serei grata.

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmin, desculpe a demora, pois estava viajando e nem sempre tenho como acompanhar o Blogger.

    A orelha de onça, tem algumas caracteristicas e é uma planta nativa do Brasil, encontramos ela nas serras da mata atlantica, principalmente no nordeste.

    Veja:
    Nome Científico:Tibouchina grandiflora
    Nome Popular: Orelha-de-onça
    Família: Melastomataceae
    Divisão: Angiospermae
    Origem: Brasil
    Ciclo de Vida: Perene

    Você deve encontrar mudas em casas que vendem mudas de plantas, só que ela cresce até 3 metros aproximadamente em ambiente propricio.

    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  3. OLá, gostaria de saber se não há diferença entre esta planta apresentada - Tibouchina grandiflora - e a - Cissampelos sympodialis - comprei uma planta Orelha de Onça em São Paulo mas não sei se é a correta.

    Grato, Pedro

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro !

    O nome orelha de onça é o nome popular e em cada lugar pode ter um nome diferente, mas por isto que coloco o nome cientifico e neste caso o nome é diferente, pode ser uma orelha de onça na sua região sem ser a orelha de onça da minha região, até porque este nome popular cada um dar um nome diferente para a mesma planta

    ResponderExcluir
  5. Ok amigo, aqui o espaço é livre, eu não sou o dono da verdade, apenas tenhointenção de ajudar as pessoas que sofrem com determinados problemas de saude

    ResponderExcluir
  6. pessoal, encontrei mudas desta planta: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698356964-mudas-de-orelha-de-onca-_JM e também no site chá e cia só que ai só vendem as folhas, não é muda ok. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Quais são as substâncias presentes nessa planta?

    ResponderExcluir
  8. Já conseguiram fazer remedios tem como vcs manda a planta para mim

    ResponderExcluir