Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Plantas Medicinais - Chá Preto

     

Você sabia que uma xícara de chá preto depois da refeição pode neutralizar efeitos prejudiciais para o organismo? Sabe aquela refeição suuuuper pesada, rica em gorduras? Pois então, a bebida pode ajudar a prevenir problemas cardíacos e colaborar na luta contra a diabetes.

Isso acontece porque os polissacarídeos da bebida têm propriedades capazes de inibir a glicose, além de apresentarem maior efeito sobre os radicais livres, que estão envolvidos no aparecimento de doenças como câncer.

“O chá preto, quando de boa qualidade, possui as mesmas propriedades do chá verde, isto é, possui propriedades hipoglicemiantes, antiobesidade, anticolesterol, anticancerígenas e rejuvenescedoras de todo no nosso organismo. Quando ingerido após as refeições o chá preto ajuda a controlar a absorção de gorduras e de açúcares, razão pela qual ele ajuda a emagrecer e a controlar a glicemia (açúcar no sangue) e o colesterol”, explica o diretor da Ipupo Consultoria em desenvolvimento cosmético e farmacêutico, Maurício Pupo.

O chá preto, assim como o chá verde, faz uma verdadeira limpeza no organismo. Por isso, é uma ótima opção de consumo após as refeições. “As pessoas devem ser encorajadas e beber mais chás ao invés de utilizar bebidas industrializadas”, conta Maurício.

Pelo o que parece o consumo do chá é super aprovado e pode fazer toda diferença. Mas, fique atento – “Todo chá, quando ingerido após as refeições pode prejudicar a absorção de alguns minerais. Mas acontece que os benefícios dele são absurdamente maiores que os malefícios. Outro ponto é seu elevado teor de cafeína. Quando usado por pessoas com problemas estomacais prévios o chá preto, assim como o chá verde, e por serem ricos em cafeína, podem provocar alguma sensibilidade gástrica”, finaliza.

Não gosta do chá preto? Não tem problema, invista no chá branco ou verde, ambos são muito benéficos à saúde:

Chá branco: as folhas são colhidas quando os brotos são ainda jovens e mais branquinhos.

Chá verde: onde as folhas são colhidas maduras e são secas sem serem torradas.

O chá preto não passa do chá verde que passou por processo de torrefação a fim de adquirir um sabor diferenciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário