Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Plantas Medicinais - Erva Mate


 Erva Mate (Ilex paraguariensis St. Hil)

Ela faz parte do gênero Ilex do qual existem de 550 a 660 espécies. Destas, somente três são espécies erváveis, isto é, prestam-se à produção de erva-mate: Ilex angustifolia, que seria a erva-mate Periquita, existente na região de Sarandi / Erechim; Ilex amara, a erva-mate crioula e, como o nome indica, um pouco mais amarga que as outras duas, e a Ilex paraguariensis St. Hil., também conhecida como erva-mate Argentina, que é a mais cultivada pelo Brasil afora, no Paraguai e na Argentina.

 Além do gênero Ilex, existem outros dois da família das Aquifoliaceae, à qual pertence a erva-mate: o gênero Byronia, com três espécies, encontradas na Austrália e Ilhas Polinésias, e gênero Neniopanthus, com uma espécie na região nordeste dos Estados Unidos. Essa é uma pequena identificação dessa planta, descrita pelo professor Renato Kaspary como "lindíssima, apaixonante, maravilhosa e invulgar."

Propriedades da Erva Mate

Entre as propriedades da erva mate, destacam-se as substâncias encontradas nessa planta. A erva possui quantidades consideráveis de vitamina C, D e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, manganês, potássio, fósforo e ferro. A erva mate ainda contém taninos, responsáveis por combater os radicais livres do organismo. Ela também possui cafeína, que atua como excitante, e saponina, que melhora a libido.
Erva Mate
     Poderes curativos da Erva Mate

Os pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, investigou a atuação da erva mate em nosso organismo. A pesquisa contou com 200 pessoas, que consumiram o chá de mate após as principais refeições. Os resultados mostraram que a bebida ajuda a reduzir, e muito, os níveis de colesterol no sangue. Os voluntários que já tomavam remédio para o colesterol tiveram um resultado ainda maior. Nesses casos, o chá potencializou os efeitos da medicação.

A pesquisa também constatou que o chá mate também reduz as taxas de açúcar no sangue. Assim, a bebida colabora para reduzir os sintomas do diabetes e outros problemas relacionados à doença. Alguns voluntários também perceberam que após algum tempo de consumo do chá haviam perdido peso. A explicação para o emagrecimento está na redução dos níveis de açúcar e gordura. A erva mate dificulta a absorção dessas substâncias pelo organismo, durante o processo digestivo. Por isso, além de melhorar o colesterol alto e o diabetes, a erva também é interessante para quem precisa emagrecer.

Como Tomar o Chá

A bebida investigada pelos pesquisadores da UFSC foi preparada com a erva mate tostada acrescida de água quente. O chá foi deixado em infusão por alguns minutos e consumido durante o dia após as refeições principais. Segundo os voluntários, o gosto da bebida é amargo, mas é possível se adaptar. O grupo de pesquisadores investe na fabricação de cápsulas compostas com a erva mate, que poderão ser tomadas por qualquer pessoa. Em alguns anos, essas cápsulas deverão estar disponíveis no mercado e a erva mate considerada como um fitoterápico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário