Páginas

terça-feira, 17 de julho de 2012

Rapé, Torrado ou Tabaco e sua utilidade


  


Eu uso já algum tempo e me dou bem.

Sofria de sinusite que doía até osa dentes, quando fiz a tomografia, estava tudo entupido, depois que passei a usar, limpou tudo que o medico que me acompanhava não acreditou que  a tomografia anterior era minha.

Hoje já se encontra industrializado, mas eu mesmo só uso o de fabricação caseira.

O rapé é um pó feito geralmente de tabaco e outras ervas e cinzas de árvores que são moídos e transformados em um pó fino e aromático que é aspirado ou soprado pelas narinas. 

Seu uso é ancestral e já esteve bem presente em diversos lugares e épocas.

Depois eu lembrei que o meu pai fazia uso deste rapé que também é conhecido como torrado ou tabaco e que os antepassados andavam sempre com uma ponta de chifre tampada nos seus pertences, com o torrado e faziam uso com frequência.


Pude perceber também que ele é bom para baixar a pressão, pois normalmente você espirra e assim provavelmente vai dilatar as artérias.

Porém seu aspecto mais interessante é o uso pelas tribos indígenas e pelos caboclos da floresta, que o utilizam para diversos fins, entre eles medicinais e cerimoniais.

Tomei contato com rapé através de um medico amigo de jornada que me deu e disse que se eu usasse ia me curar da sinusite, inicialmente não acreditei, mas pela insistencia dele, passei a usar e hoje Graças a Deus, estou curado.

Ai pude perceber no rapé um aliado de valor, que assim como outras substâncias dos reinos vegetal, mineral e animal que existem nas florestas, estão ai para auxiliar e ensinar aqueles que puderem compreender que onde há vida, existe uma ciência, um ensinamento divino, que pode nos auxiliar em muitos aspectos, inclusive físicos, mentais e espirituais. 



rapé (do francês râper, "raspar") é o tabaco (ou fumo) em  para inalar.
O hábito de consumir rapé era bastante difundido no Brasil até o início do século 20.
Era visto de maneiras contraditórias: às vezes como hábito elegante, às vezes como vício.
Há menções ao hábito em obras de Machado de Assis em Bote de rapé e Eça de Queirós em Os Maias.

Receitas:
O medico que me deu a primeira vez, falou que o vaqueiro era quem fazia e não sei a receita.
Quando fui ao sertão da Paraíba, procurei e adquirir com os vendedores de plantas e casca de pau e passei afazer uso com frequência.
O ultimo que comprei, foi em uma feira no sertão da Bahia, mas eles não falam de que é feito, sei que tem uma mistura de folhas de plantas, fumo e etc
Como usar:
Quem sofre de sinusite, que era meu caso.
Antes de ir tomar banho, coloque um pouco do rapé no dedo e cheire nas duas narina (vai arder um pouco, principalmente quando não temos costume, hoje  não sinto mais), ao tomar banho soí o nariz, deve sair umas bolas verde e grossa de escarro.


Fontes de Pesquisa:
link: http://medicinadarainha.blogspot.com.br/2010/04/rape-sua-utilizacao-e-indicacoes.html

74 comentários:

  1. Ola José, tudo em paz?

    Encontrei esta postagem e achei interessante pelo depoimento de cura através do uso do rapé. Lendo seu artigo não pude deixar de notar que você usou meu blog como fonte de pesquisa, o que acho legal, pois mostra que compartilhamos da mesma opinião neste sentido. Só gostaria de pedir que se possivel for, você cite o blog como fonte de pesquisa. Segue o link: http://medicinadarainha.blogspot.com.br/2010/04/rape-sua-utilizacao-e-indicacoes.html

    Grato, amigo. Muita luz e boas curas para ti. Txai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O RAPÉ e uma composição de folha de fumo, imburana, folhas de eucaliptos entre outras ervas. ja vi muitas fabricações de modos diferentes. sim ele realmente e muito bom para sinusite e rinite, mas tambem e exelente para quem deseja para de fumar e nao consegue. basta quando der vontade de fumar utilizar o rapé. foi assim que eu consegui parar de fumar.

      Excluir
  2. Ótimo instrumento de informação, José. Parabéns pelo blog. Diante do império da medicina convencional que a muito tempo vem trazendo incontáveis problemas para população, faz-se urgente disseminamos a cultura da medicina natural.

    ResponderExcluir
  3. Ok Léo !

    A minha esposa era alergica e fizemos varios tratamento, vacinas e etc, tudo a base destas drogas licitas, ela teve uma crise, levamos ao hospital e lá ela pegou um fungo na garganta, depois de varias tentativas para controlar, sem sucesso, quando analisamos a medula dela só tinha dipirona e assim impedia que outros medicamentos fizesse efeito. Conclusão, veio a obito com uma semana, pois pegou um fungo e ele atacou as vias respiratórias.
    A dipirona tirou todas as defesas do organismo.
    Depois deste episodio, fui em busca da medicina alternativa e hoje os chás faz parte da minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa muito sério isso. Temos que ter cuidado com as dipironas

      Excluir
  4. Fico triste por sua esposa. Esse depoimento seu é muito importante, fortalece meu combate a industria farmaceutica que pensa apenas no lucro e assim como sua esposa, já vitimou milhares de pessoas. Vamos adotar uma alimentação saudável também, esses níveis de consumo que nos é imposto acaba com nosso saúde.
    Conte comigo, abraço!

    ResponderExcluir
  5. rapé traz consigo espíritos florestais... respeitem e boa sorte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silas, bom dia!

      O respeito a natureza deve ser em todas as circunstancias e com relação as florestas, mais ainda.
      Você já teve alguma experiencia com espíritos da Floresta?
      Eu morei em um a região que é comum casos e mais casos com eles.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. O rape eh feito cm a cinza peneirada da casca da peroba mica cm um pouco de tabaco. A qem goste d por folhas d menta torrada. Outras um pouco de cravo moido! Importante lembrar q a cinza da arvore soh eh utilizada a cinza branca/cinza.

    Espero ter ajudado! Tb utilizo rape p sinusite

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz em estar ajudando as pessoas que sofrem deste mal, que a sinosite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pode me informar como conseguir o rapé,tenho sofrido com sinusite não aguento mais

      Excluir
  9. Eis aqui meu depoimento...Estava eu com uma sinusite cronica daquelas que vc perde o olfato, o paladar acompanhado de dores terriveis de cabeça isso depois de está dias tomando antialergico, antibióticos e nada de melhora quando uma pessoa me indica um pó que vinha numa latinha e tal eu nem sabia de que se tatar e confesso que já fui bem cética para essas alternativas mas vai la por que não tentar? Fui atras dessa tão falada latinha e ja sai de la cheirando o po que a principio nem cheiro eu sentia, o senhorzinho simpatico que me vendeu disse: é por que vc tá muito mal da sinusite minha filha me deu ate orientações de cheirar em jejum pois o efeito seria ainda mais satisfatório, isso foi no horario do almoço,gente pasmem quando foi a noite voltei a respirar que alivioooo, hoje de manhã ja estou começando a sentir cheiro e como sou muito curiosa fui buscar informações se realmente outras pessoas ja foram curadas por esse método e me deparei com seu blog com relatos de outras pessoas que assim como eu foram buscar soluções alternativas para a cura desse mal! SUPER satisfeita com o resultado que consegui o rapé!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rita !

      Que bom que você resolveu o problema que lhe afligia. Eu sei o que e isto, pois eu também já sofri do mesmo problema. Hoje não falta na minha bagagem o rapé.
      Volte a nos contactar e relatar outras experiências vivenciadas
      Grato

      Excluir
  10. Eis aqui meu depoimento...Estava eu com uma sinusite cronica daquelas que vc perde o olfato, o paladar acompanhado de dores terriveis de cabeça isso depois de está dias tomando antialergico, antibióticos e nada de melhora quando uma pessoa me indica um pó que vinha numa latinha e tal eu nem sabia de que se tatar e confesso que já fui bem cética para essas alternativas mas vai la por que não tentar? Fui atras dessa tão falada latinha e ja sai de la cheirando o po que a principio nem cheiro eu sentia, o senhorzinho simpatico que me vendeu disse: é por que vc tá muito mal da sinusite minha filha me deu ate orientações de cheirar em jejum pois o efeito seria ainda mais satisfatório, isso foi no horario do almoço,gente pasmem quando foi a noite voltei a respirar que alivioooo, hoje de manhã ja estou começando a sentir cheiro e como sou muito curiosa fui buscar informações se realmente outras pessoas ja foram curadas por esse método e me deparei com seu blog com relatos de outras pessoas que assim como eu foram buscar soluções alternativas para a cura desse mal! SUPER satisfeita com o resultado que consegui o rapé!!

    ResponderExcluir
  11. faço uso constante de rapé por que gosto aprendi com meu avô,ele mesmo que fazia, mais ele faleceu e agora com nas feiras o problema é não encontramos um produto de muito boa qualidade. E Gostei do blog parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia !

      Realmente, os que encontramos tem uns que ...
      só se tiver uma pessoa de confiança, mas não tendo é o jeito usar estes fabricado. Muitas vezes encontro com os vendedores de casca e raízes.
      Grato pelo depoimento

      Excluir
  12. Resido em Porto Alegre, e gostaria de adquirir o Rapé para efeitos medicinais ( Sinosite ), alguémpoderia informar, aonde encontrar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Antonio !

      Você pode encontrar em Loja que vende Raízes ou produtos naturais, mas também você pode encontrar em vendedores de de casca de ou a raízes de arvores nas feiras livres.
      Espero ter ajudado

      Excluir
    2. Tabacaria vende rapé também.

      Excluir
    3. Aqui em BH se encontra até em padarias

      Excluir
  13. Resido em Porto Alegre, e gostaria de adquirir o Rapé para efeitos medicinais ( Sinosite ), alguémpoderia informar, aonde encontrar ?

    ResponderExcluir
  14. nossa nao sabia que era bom
    voo comeca usar.

    ResponderExcluir
  15. nossa nao sabia que era bom
    voo comeca usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Danilo. Eu sou um usuário e sofria muito antes do uso kkk

      Excluir
  16. alguem poderia me indicar onde posso comprar o rape pai joao, obrigado e-mail zabul3@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontra em casa que vende casca de pau ou loja que vende produtos semelhantes

      Excluir
  17. Estava há dias sem paladar e olfato, quando em uma praça jogava dominó com colegas, e um deles ofereceu-me rapé, e logo após o uso dei uns espirros, senti que tinha limpado as narinas, no outro dia percebi que os sentidos tinham melhorado.
    Agora irei comprar o rapé para tirar aorova de e bom mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Vendo rapés indígenas todos do acre. Tabaco orgânico! Tenho yopo tsunu. Jurema

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde gente acabei de usar aqui queria saber quantas vezes por dia é pra usar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar mais de uma vez, mas é bom usar quando for tomar banho, principalmente se vai lavar a cabeça, pois vai desobstruir tudo.
      Quando não temos o habito de usar, ele pode arder, depois acostuma e não sente mais este ardor.
      Eu não deixo faltar em casa

      Espero ter ajudado
      Sou Grato pela participação

      Excluir
  20. Saudações à todos. Utilizamos o tepí e o kuripé para usar o rapé são os nossos aplicadores ancestrais. Para conhecer podem verificar a foto dos que fabricamos na minha página: https://www.facebook.com/people/Al%C3%AA-DE-Oxal%C3%A1/100011771853505

    ResponderExcluir
  21. Anos atrás, sofri mt com sinusite, e pra ajudar eu trabalhava em uma câmera fria de -18graus, um dia um amigo me falow do tal rape. É ele disse tbm q tinha um pouco na casa dele, e me trouxe no dia seguinte foi bem pouco msm, mais o suficiente para me livrar da terrível sinusite.. usei durante alguns dias e posso dizer q é mt bom msm, hj estou ak nesse blog, para mostra para minha namorada q funciona, e para deixá- la mais confiante para usar o pó magico

    ResponderExcluir
  22. Alguém já tentou para rinite alérgica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho rinite alérgica, usei rapé (fumo com cravo) a primeira vez para gripe estava com muito catarro, mas notei que fiquei muito mais tempo sem crise alérgica do que o normal e agora estou usando vários sabores e todos são bons, ta me ajudando muito. Melhor do que esses corticóides, ele não vicia e trata a longo prazo.

      Excluir
  23. Meu filho sofre muito. VIve tomando antibiótico, já não tem mais imunidade.
    CRiança de 3 anos pode usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele além de ser forte . Pode afetar as narinas infantis . Pois quando ela é colocada o rape tem muito sodio que pode queimar de primeira . Uma criança de 3 anos tem as vias respiratórias em formação .
      E pode causar alguns danos psicológicos . Euforia , agitação e até insônia.

      Eu uso e sei como o rapé funciona.

      Espero em ter ajudado com meu comentário

      Excluir
  24. Boa noita faso uso do rape o dia todo parei de fumar com ele vou deixar agui a receita rape caseiro 1 fumo de corda 2 semente de pichurim 3 semente de amburana 4 semente de nonoscada menta cravo e canela tendo duvidas so me ligar (15)30179783 moro em sorocaba .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ainda tem? Também sou de Sorocaba, gostaria de comprar com vc se for possível!
      15 98139-1893

      Excluir
    2. Amigo voce colocou os ingredientes mas.não explicou como faz, pode por favor colocar a forma de fazer!!!!!
      Gratidão

      Excluir
  25. boa noite meo emeio e jose.gimenes55@gmail.com,br fone (15)30179783 em sorocaba

    ResponderExcluir
  26. Sei de uma coisa que o rape esta fazendo que eu pare de fumar

    ResponderExcluir
  27. Gosto do rape de cravo ,mais ultimamente está entupindo muito meu nariz

    ResponderExcluir
  28. Achei interessante o tópico e fiquei na duvida.
    Rapé também combate rinite ?

    ResponderExcluir
  29. Eu nunca consultei um médico para saber se eu tenho sinusite. Mas o meu problema é quando eu espirro. Antes de eu usar o rapé sentia um mal cheiro no ar depois do espirro, hoje aquele mal cheiro constrangedor sumiu graças ao rapé.

    ResponderExcluir
  30. I am commenting to let you be aware of what a awesome discovery my girl developed visiting your webblog. She came to understand a good number of issues, most notably what it is like to possess a marvelous helping character to have men and women without problems know precisely various extremely tough matters. You really surpassed our own expected results. I appreciate you for distributing such essential, trustworthy, explanatory not to mention fun tips about your topic to Emily.Otorrinolaringologista

    ResponderExcluir
  31. Com relação a crianças não posso falar pois não tenho experiência. Mas no meu caso me ajuda muito pra combater a sinusite e rinite. Melhorei muito. Quem me ensinou foi um senhor da empresa que trabalho. Segundo ele foi uma índia que viu ele ser chamado atenção pela esposa porque ele andava com uma toalhinha pra limpar o nariz o dia inteiro por causa da sinusite. Ela indicou por compaixão dele.Pous a esposa falava: Lá vem tu com essa toalha podre. Só quem teve sinusite sabe como é ruim. Ele se considera curado e eu também

    ResponderExcluir
  32. rapé não se cheira, rapé deve ser aplicado com a respiração presa, se cheirar corre o risco de ir algum grão para o pulmão, use o aplicador ou o autoaplicador, lembrando que a intenção de quem vai soprar o rapé tb conta!!

    ResponderExcluir
  33. Boa noite para todos! Comecei a fazer uso do rapé para combater a cinosite, ENTRETANTO já comecei a melhor..

    ResponderExcluir
  34. BOA NOITE A TODOS

    ALGUÉM POR GENTILEZA PODE ME RESPONDER SE É PARA ASPIRAR MESMO?SE SIM,EM QUE QUANTIDADE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Wellington !

      Você pega um pouco com a ponta de dois dedos e coloca no nariz e aspira, antes de entrar no banheiro para tomar banho.
      Você por não ter costume, deve espirrar um pouco, depois acostuma.
      Espero ter ajudado

      Excluir
  35. TENHO SINUSITE CRÔNICA E TODOS OS ANOS,NO MÊS QUE ANTECEDE O INVERNO,ASSIM COMO NO PRÓPRIO PERÍODO CHUVOSO,AS DORES DE CABEÇA E DE DENTE ME ATACAM IMPLACAVELMENTE;LEMBRANDO QUE SÃO SINTOMAS DA RINOSSINUSITE AS DORES DE CABEÇA E DENTE TAMBÉM.
    AGUARDO RESPOSTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sintomas graves de sinusite. moro no acre e temos rapé pra diferentes tipos de sintomas. Produto vindo diretamente da tribo yawanawa entra em em contato comigo pelo watts. 68996022597

      Excluir
  36. Cheguei aqui por acaso. Estou em crise ja tem mais um mês, mas hoje vou a procura desse pó. Espero um milagre, e espero melhorar. Volto para contar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei e me curei.
      Não vejo problema. Usava quando ir tomar banho e limpou tudo

      Excluir
  37. Eu uso esse rapé a mais de 4 anos, uso em 20 em 20 minutos ou menos, que num um vicio mesmo, ja estou sendo prejudicado com uso continuo dessa rapé, o que eu uso é rape verde da tribo Apurinã do sul do amazonas, a todos que sofrem com o problema de sinusite cronica que nem eu não, caia nessa conversa de rapé vai te curar, pq não vai, é uma faca de 2 gumes, nos primeiro meses vai ter a sensação de cura, mas com o avançar do tempo, vai se ver dependente do rapé.

    Eu estou tentando parar de usar isso, mas ta complicado, como todo o vicio que é ruim de parar, mas aos estou deixando, chega a ser ate engraçado... um viciado em rape!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem nicotina e consequentemente vai viciar a longo prazo sim. Eu comecei a usar rapé pq eu sinto que meu cérebro trabalha melhor e fica mais ativo por causa da nicotina. E eu não gosto de cigarros, então achei o método ideal pra colocar nicotina no corpo. Acho que o único problema é o vício mesmo, pois acho que não afeta a saúde.

      Excluir
  38. Lembrando que a maioria dos Rapés possuem Tabaco, portanto o uso indiscriminado da medicina pode levar ao vício. Usado da maneira correta e com respeito, pois trata-se de uma das Medicinas Sagradas, seu uso levará a Cura. Ao contrário, vejo algumas pessoas trocando vícios anteriores pelo rapé, sendo assim viciará mesmo. Lembrando que para tudo deve haver Equilíbrio e Respeito!!! Se Você trata a medicina de maneira profana, sinto dizer que o problema não está na Medicina e sim em Você.
    "Senta para levantar o espírito do alto olhar".

    ResponderExcluir
  39. Boa noite !!!
    Me chamo Carlos comecei a ter sérios problemas por conta da sinusite, comecei a fazer o uso do rapé hj alguém pode me dizer quanto tempo leva pra começar a dar resultado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, comece a usar quando for tomar banho e o com um mês, você terá mais este problema. Eu tenho sempre e de vez enquanto faço uso, mas nunca mais tive estas crises..

      Excluir
  40. Tô usando pra curar sinusite e tô vendo resultado

    ResponderExcluir
  41. MUITO INTELIGENTE SUA MANEIRA DE FALAR E AGIR,E ESTA CERTÍSSIMO DEUS TEM CURA PRA TUDO EM SUA NATUREZA.DEUS SEJA LOUVADO

    ResponderExcluir
  42. Bem pessoal, lendo os comentários, achei muito interessante,eu também tinha problemas com renite alérgica, quando participava de reuniões onde havia ar condicionado,era terrível,um dia conheci um amigo que gostava muito de rapé,passei a usar de vez em quando e persebi que havia melhorado bastante e não sentindo mais problemas com ar condicionado ou outras coisas que provocava a renite,passei a fazer uma pesquisa, sobre o rapé, como viajo muito e tenho contato com vários povos diferentes inclusive indígenas,aprenendi a fazer várias tipos diferentes, porém o quê eu mais gosto é o de imburana cânforado sem fumo,mas a outros como hortelã com pouco fumo, vik natural que também é muito bom fora alguns com cinzas de Ingázeiro,pois aqui onde moro tem muito, porém deve-se ter alguns cuidados e consumir o rapé de forma consciente e ter o cuidado de pesquisar se realmente é feito de forma correta, pois há muitas plantas nocivas a saúde.

    ResponderExcluir