Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Plantas Medicinais - Mandacaru ou Babão

   
Nome Cientifico: Cereus jamacaru DC
Família : Cactaceae 
Nome Popular: Mandacaru, Cacto Nacional, Babão, Mandacaru Boi e etc


Como Diz um poema pulicado na Revista do IPA(Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária):
"Raspa a casca preta de fora.
aproveita a branca de dentro,
uma pitada de sal tempera,
deixa descansar um momento,
a diarreia pára, usando em pouco tempo.


E do babão que lhe falo,
que tanta importância tem,
vai a chuva, chaga  seca,
e ele firme, sempre verde!
A nós fazendo o bem".


 Princípios ativos: Flavona, flavonóis, xantona, albumina, aldeído, saponina e alcaloide, a tiramina.



O uso medicinal popular é pouco difundido; diz-se que as raízes e o caule são diuréticos e melhoram males do coração. 
Toda a planta é usada no combate ao escorbuto e nas afecções do aparelho respiratório - bronquites, tosse, catarro (Scheinvar, 1985). 
As raízes são utilizadas nas doenças respiratórias e renais, e como diuréticas (Agra et al., 2007 e Agra et al., 2008) 



Com o conteúdo da parte interna do tronco, água e uma pitadinha de sal, é feita uma maceração.


Deixar em repouso por 20 a 30 minutos, utilizando-se em seguida para tratamento de diarreias (depoimento de moradores de comunidades).


Outras aplicações


O mandacaru também é usado nas comunidades para combater as febres e resfriados.


Nos mercados públicos são bastantes procurados para emprego de chás com função diuréticas e na eliminação de cálculos renais.


- Quando usado como diurético no tratamento de cistite: 200g dos artículos (caule) para 1000mL de água.
  Como fazer: Faz uma decocção, coa e adoça a gosto.
                       Tomar 2 a 3 copos ao dia, durante uma semana, no máximo.


- Quando usado em ferimentos: 200g dos artículos(caule) para 1000mL de água.
   Como fazer: Faz uma infusão, abafa por 15 minutos e lava o ferimento duas vezes ao dia.


- Quando usado na culinária: cortar os artículos em fatias transversais e fazer um doce.
  "É saboroso e de aspecto interessante pelo formato estrelado que apresenta".

7 comentários:

  1. Minha avó dava para o meu tio para tratamento de bronquite asmático, ele foi curado do bronquite. Eu plantei, pegou muito fácil.

    ResponderExcluir
  2. Minha avó dava para o meu tio para tratamento de bronquite asmático, ele foi curado do bronquite. Eu plantei, pegou muito fácil.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ganhar um vaso com esta planta mandacaru,estou anciosa pra ver ele crescer da frutos e flores.
    Embora eu sei que o processo e lento

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia
    Minha sogra tomou e as dores da coluna desapareceram durante 6 meses,tomou novamente está sem dores é ótimo toma durante 15 dias e realmente fica sem dores 👍👍👍

    ResponderExcluir