Páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Plantas Medicinais - Sucupira

Sementes de Sucupira-branca 
Sementes de Sucupira-branca
 
 
Nome Cientifico: Bowdichia virgilioides K.
Sinonimia Cientifica: Pterodon polygalaeflorus B.; Bowdichia major M.
Nomes Populares: Sucupira, sucupira de campo, cutiuba, paricarana, sucupira-mirim, sucupira-do-cerrado,sebipira, sicopira, curabaí-mirim, amendoin-falso, amendoin-bravo, sucupira-preta, sucupira-branca, chico-pires, angelim e carvoeiro.
 
O Brasil tem pelo menos oito espécies dessa rica árvore, mas apenas uma é considerada verdadeiramente medicinal.
De acordo com os catálogo de plantas brasileiras, podem ser encontradas pelo menos oito árvores em nossas florestas, cuja nomenclatura popular seja Sucupira. Entre essas árvores, podemos citar o  Essas plantas ainda podem ser conhecidas como fava-de-sucupira, sucupira-lisa, Fava-de-santo-inácio e Faveiro.

Sua existência é mais comum nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas gerais, Piauí, São Paulo e Tocantins.

O Instituto de Botância de São Paulo fez a Sucupira-preta (Bowdichia virgilioides, também conhecida como Sucupira-amarela) constar numa lista de plantas em risco de extinção. Esse espécie tem sementes pequenas e avermelhadas.

A espécie utilizada na medicina popular, contudo, é a Sucupira-branca (Pterodon emarginatus e ainda Pterodon pubescens), de sementes claras.

O óleo da casca da Sucupira-branca e de suas sementes tem aplicações fitoterápicas em combate ao Reumatismo, e os nódulos de sua raíz (também chamados de Batatas-de-Sucupira, têm aplicação contra o Diabetes. Já o óleo de seus frutos serve na profilaxia da Esquistossomose.

Uso Popular:
Sementes - macera as sementes e coloca em infusão no vinho.
Modo de Usar: faz gargarejo 3 vezes ao dia
Serve como Antiinflamatório.

Macera 1 a 2 sementes, coloca no biotonico, deixa de infusão oor 15 dias e toma 2 colher de sebremesa ao dia, para artrite e dores nas articulações e etc.

O chá (infusão) com a raiz e toma 2 vezes ao dia, baixa a taxa da glicose

O Chá de Sucupira é usado no combate a úlceras, gastrites, ácido úrico, Aftas, amidalite, artrite, artrose, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, rouquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, além disso, é anticancerígeno e combate as inflamações no útero e ovário.
* Excelente para as articulações.


COMO FAZER: Lavar bem as sementes e quebra las, usar 6 sementes para um litro e meio de agua.
Ferver por 10 minutos . Após esfriar, conservar na geladeira

 .
Constituintes quimicos e atividades Farmacologicas
Dos frutos foi extraido um óleo que apresentou atividade antiinflamatoria, mas com alta toxidade aguda. Quando testado em estado puro em ratos, essa substancia a 250 µmoles/Kg, no rato apresentou 24% de atividade antiinflamatoria v.o e 45% por via i.p. Além disso, observou-se 62,5% de redução da uremia após 8 horas, i.p e 89% do aumento da uricosúria após 12 horas. Em camundongos, a dose de 200 µmoles/Kg, i.p. apresentou efeito analgésico reduzindo em cerca de 43% as contrações abdominais.
O Extrato hidroalcóolica da casca da B. virgilioides em tratamento de ratas normais e diabeticas (induzidas por estreptozotacina) com 1 g/Kg/dia, demonstrou uma atividade hipoglicemiante significativa (p˂0,05), sendo que os nioveis de glicose passaram de 414, 03 ± 20,9 mg/100 ml para 247,25 ± 55,5 mg/100 ml após o tempo de tratamento, ou seja, mostrou uma redução de 59,7%

Fontes pesquisadas:
Memento Fitoterápico. As planats como alternativa terapeutica: aspectos populares e cientificos. Editora UFPB.
http://www.youtube.com/watch?v=wZ3vHFXJDeM

Um comentário:

  1. Saiba mais sobre essa bela planta: http://curvelofaunaeflora.blogspot.com.br/2016/08/e-tempo-de-bowdichia-virgilioides.html

    ResponderExcluir