Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Figo da India ou Fruta de Palma, seus beneficios


 
 FIGO DA ÍNDIA OU A FRUTA DE PALMA
(Opuntia fícus indica)

Também conhecido como figo-de-barbaria ou tuna, é produzido por uma planta da família das Cactáceas, originaria do México e aclimada no Brasil.
Composição química

Em 100 gramas de figo-da-india, encontra-se:
-        Calorias - 22,70;
-        Água – 94,00g
-        Hidratos de carbono – 5,02g
-        Proteínas – 0,50g;
-        Gorduras – 0,07g;
-        Vitaminas A – 130 U.I;
-        Vitamina B1 (Tiamina) – 10,00mcg;
-        Vitamina B2 (Riboflavina) – 20,00mcg.

 Uso Medicinal

 O fruto é considerado como adstringente (antidiarreico e antidissentérico), peitoral, antiasmático, béquico.
 
Na culinária, o figo da Índia pode ser utilizado ao natural, no preparo de sucos ou cozido para a preparação de geléias e doces. Ele é uma excelente fonte de vitaminas A e C, pois a cada 100g de figo da Índia, fornecem nada menos do que 34 calorias.

 Para combater a asma e outras afecções das vias respiratórias, come-se assado ao forno.

 O suco aproveita-se para fazer um bom xarope contra tosse. Pelam-se alguns frutos com faca e garfo, tendo o cuidado de evitar os minúsculos espinhos que revestem a casca. Corta-se em rodelas. Coloca-se em uma vasilha, cobre-se com açúcar e deixa-se repousar durante uma noite, pela manha, côa-se para afastar as sementes e toma-se as colheradas durante o dia.

 O decocto tomado em doses elevadas, favorece as evacuações intestinais, agindo como laxante.

 A cactina, um alcaloide contido em algumas espécies, atua como tônico cardíaco, tornando mais amplas e mais fortes as contrações. Não é tóxico nem acumula seus efeitos, pelo que pode ser usado por algum tempo.

 Os artículos partidos e ligeiramente assados, aplicados em forma de cataplasma, atuam beneficamente contra as dores reumáticas nas costas.

 Valor alimentício

O figo-da-índia é uma fruta muito saborosa e saudável. Deve ser comido, degustado de preferência  ao natural, mas também pode ser apreciada para confecção de doces e geleias. É um alimento de primeira ordem para os desnutridos e debilitados. Experimente colocar na geladeira e comer pela manhã.
 
As flores são hermafroditas (autoférteis) com pétalas amarelas ou amarelo-alaranjada. Podem existir duas florações por ano, uma na Primavera e outra no princípio de Outono, necessitando de temperaturas diurnas superiores a 20ºC.
Existem variedades de fruto brancas, amarelos (os mais apreciados), roxos e vermelhos. O fruto é uma baga ovóide de cor amarela, roxa ou vermelha, mede entre cinco a nove centímetros de comprimento e pesa cerca de 120 gramas.

 

6 comentários:

  1. Parabéns, pelo que li adorei a ideia dá para pensar seriamente,visto ter terras para a plantação dos catos. E os excelentes benefícios a vários setores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fruta de Palma pela manhã, se for guardada na geladeira, é uma delicia.
      Só não deve se empolgar e comer muitas, pois pode apresentar constipação intestinal

      Excluir
  2. No começo fiquei e ainda estou com receio de utilizar, mas se serve para o gado serve para o ser humano também. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue o fruto bem amarelinho, descasque e guarde na geladeira e coma pela manhã... mas não vá se empolgar e comer muitas, pois pode ter constipação intestinal

      Excluir
  3. Quero comprar uma folha com 38 cm de comprimento para uma simpatia contra esporão de calcanho.
    Vcs vendem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite !

      Não negociamos nada, apenas trocamos informações

      Excluir