Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A Maçã e suas utilidades para Saude


              
 A Maçã
(Pyrus malus)

 É o produto de uma arvore de porte mediano, da família das Rosáceas, originaria da Ásia Central e das regiões do Cáucaso.  Da Europa, veio para o Brasil e se aclimatou em algumas regiões.

A maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo. Devido a sua facilidade de cultivo e não possuindo sazonalidade, ou seja, sendo colhida durante todo o ano, pode ser usada de forma ampla na culinária. Conheça as propriedades nutricionais da maçã.
 
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Gênero: Malus 
 
INFORMAÇÕES
 
A árvore que produz a maçã chama-se macieira.
 
A maçã possui um excelente valor nutritivo, pois em sua casca encontramos a pectina que ajuda a reduzir o colesterol do sangue. Além disso, é um fruto rico em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo.
 
É um fruto com propriedade adstringente, sendo excelente para a garganta e cordas vocais. É ótimo também para evitar a constipação intestinal.
 
As variedades mais consumidas no Brasil são: fuji, gala, red, verde, melrose e Brasil.
Cada 100 gramas de maça possui, em média, 55 calorias e 1,5 gramas de fibras.
 
É muito utilizada para a fabricação de sucos, doces e também da sidra (bebida alcoólica).
 
A polpa da maçã é branca, possuindo internamente sementes.
 
Cada maça pesa, em média, de 100 a 200 gramas.
 
É um fruto que a necessita de clima frio para se desenvolver adequadamente.
 
Composição Química

 Com 100g de maçã você tem:
-        Calorias – 63,20
-        Água – 84,40g
-        Hidratos de carbono – 14,20g
-        Proteínas – 0,40g
-        Gorduras – 0,50g
-        Sais - 0,42g
-        Vitamina A – 40 U.I>
-        Vitamina B1 (Tiamina) – 45,00mcg
-        Vitamina B2 (Riboflavina) – 100,00 mcg
-        VITAMINA b5 (Niacina) 0,50mg
-        Vitamina C (Ácido ascórbico) – 8,00 mg

 Os sais da maçã, contidos em 100 gramas, oferecem as seguintes proporções:
-        Potássio – 127,00mg
-        Fósforo – 12,00 mg
-        Sódio – 11,00 mg
-        Magnésio 8,00 mg
-        Enxofre 7,00 mg
-        Cálcio – 7,00 mg
-        Silício – 4,00 mg
-        Ferro – 1,00 mg.

 Uso Medicinal

 A maçã é depurativo do sangue. Em virtude dos eu conteúdo em acido málico, elimina os detritos provenientes do metabolismo.

 As curas de maça acabam com a gota e o reumatismo. Leclerc, afirma que uma dieta com 100g de maçã nas primeiras refeições, produz apreciáveis efeitos antiartríticos.

 A maça é digestiva. Em todos os lugares se diz que maçã é bom para o estomago. Madura, cura a hipercloridria. É um alimento de mérito nas dispepsias infantis.

 O suco de maçã também combate a difteria, as febres, os cálculos do fígado e dos rins, as inflamações da bexiga e do aparelho urinário, os catarros intestinais, os transtornos da gravidez.

 O purê de maçã combate as palpitações do coração.

 Para curar as inflamações dos olhos, lavam-se duas vezes por dia com uma mecha de algodão mergulhada em suco de maçã ácida.

 Em alguns países, segundo o Dr Eric F.W.Powell, usam-se maçãs bem maduras, em forma de cataplasma, para a inflamação dos olhos. A polpa, aplicada diretamente aos olhos (naturalmente fechados) com auxilio de uma atadura, permanece durante uma ou duas horas.

 A maçã cozida em forma de geleia é bom unguento para as dores reumáticas. Friccionam-se as partes afetadas, livremente, a qualquer momento.

 A maçã também é um excelente alimento para o cérebro, porque contém muito ácido fosfórico numa forma facilmente digerível; excita a ação do fígado, provoca o sono tranquilo, desinfeta a boca, ajuda as secreções renais, impede a formação dos cálculos, evita as indigestões e é um dos melhores preventivos contra as afecções da garganta.

 A maçã cozida com casca, é muito boa para combater a pobreza do sangue. É excelente na anemia cerebral.

 A maçã é uma excelente fruta alcalina e terapeuticamente eficaz em todas as condições de acidose, gota, reumatismo, icterícia e em todos os transtornos do fígado e da vesícula, bem como nas enfermidades dos nervos e da pele, causadas por um fígado preguiçoso, pela hiperacidez e por estados de autointoxicação.

 O Dr Teófilo L. Ochoa, recomenda a maçã contra o esgotamento nervoso e cerebral e contra muitos outros casos, eis algumas das suas indicações:

- Em forma de cataplasma, (a maçã) é eficaz contra as tosses fortes;

- Uma dieta composta principalmente de maçã verificou-se ser excelente para curar o alcoolismo e o tabagismo...;

- A maçã assada é excelente para fortalecer o cérebro, bem como para combater a pneumonia, a bronquite, as tosses rebeldes, etc., casos em que se come todas as manhãs, em jejum. Contra a rouquidão e os resfriados, recheia-se a maçã com mel de abelhas.

- O xarope de maçã é magnífico para tratar a demência, a debilidade cardíaca, a hipocondria, para  fortalecer o estômago e para fazer baixar a febre...

- Finalmente, para combater as hemorroidas, não há nada melhor que comer maçã...

- A cura de maçã... produz magníficos resultados nas seguintes enfermidades: obesidade, reumatismo, gota, artrite, arteriosclerose, diabetes, sífilis, cálculos, albuminúria, dermatoses, crônicas, enfermidades do sistema nervoso, sudações profusas, etc. Aos enfermos do estomago recomenda-se fazer uma cura mista, de maçã com coalhada ou leite cru.

A maçã pode ser consumida crua, cozida, assada, em marmelada, geleias, doces diversos, sucos e etc.

Os Taninos e os Flavonóides, fitonutrientes presentes na maçã, possuem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce, adstringente e principalmente antiinflamatória.
Inclua a maçã na sua alimentação diária e desfrute de toda a saúde que ela oferece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário