Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Figo da India ou Fruta de Palma, seus beneficios


 
 FIGO DA ÍNDIA OU A FRUTA DE PALMA
(Opuntia fícus indica)

Também conhecido como figo-de-barbaria ou tuna, é produzido por uma planta da família das Cactáceas, originaria do México e aclimada no Brasil.
Composição química

Em 100 gramas de figo-da-india, encontra-se:
-        Calorias - 22,70;
-        Água – 94,00g
-        Hidratos de carbono – 5,02g
-        Proteínas – 0,50g;
-        Gorduras – 0,07g;
-        Vitaminas A – 130 U.I;
-        Vitamina B1 (Tiamina) – 10,00mcg;
-        Vitamina B2 (Riboflavina) – 20,00mcg.

 Uso Medicinal

 O fruto é considerado como adstringente (antidiarreico e antidissentérico), peitoral, antiasmático, béquico.
 
Na culinária, o figo da Índia pode ser utilizado ao natural, no preparo de sucos ou cozido para a preparação de geléias e doces. Ele é uma excelente fonte de vitaminas A e C, pois a cada 100g de figo da Índia, fornecem nada menos do que 34 calorias.

 Para combater a asma e outras afecções das vias respiratórias, come-se assado ao forno.

 O suco aproveita-se para fazer um bom xarope contra tosse. Pelam-se alguns frutos com faca e garfo, tendo o cuidado de evitar os minúsculos espinhos que revestem a casca. Corta-se em rodelas. Coloca-se em uma vasilha, cobre-se com açúcar e deixa-se repousar durante uma noite, pela manha, côa-se para afastar as sementes e toma-se as colheradas durante o dia.

 O decocto tomado em doses elevadas, favorece as evacuações intestinais, agindo como laxante.

 A cactina, um alcaloide contido em algumas espécies, atua como tônico cardíaco, tornando mais amplas e mais fortes as contrações. Não é tóxico nem acumula seus efeitos, pelo que pode ser usado por algum tempo.

 Os artículos partidos e ligeiramente assados, aplicados em forma de cataplasma, atuam beneficamente contra as dores reumáticas nas costas.

 Valor alimentício

O figo-da-índia é uma fruta muito saborosa e saudável. Deve ser comido, degustado de preferência  ao natural, mas também pode ser apreciada para confecção de doces e geleias. É um alimento de primeira ordem para os desnutridos e debilitados. Experimente colocar na geladeira e comer pela manhã.
 
As flores são hermafroditas (autoférteis) com pétalas amarelas ou amarelo-alaranjada. Podem existir duas florações por ano, uma na Primavera e outra no princípio de Outono, necessitando de temperaturas diurnas superiores a 20ºC.
Existem variedades de fruto brancas, amarelos (os mais apreciados), roxos e vermelhos. O fruto é uma baga ovóide de cor amarela, roxa ou vermelha, mede entre cinco a nove centímetros de comprimento e pesa cerca de 120 gramas.

 

Um comentário:

  1. Parabéns, pelo que li adorei a ideia dá para pensar seriamente,visto ter terras para a plantação dos catos. E os excelentes benefícios a vários setores.

    ResponderExcluir