Páginas

domingo, 27 de novembro de 2011

Plantas Medicinais - Umburana de Cheiro Ou Cumaru

    
Nome Cientifico: Amburana cearensis

Nome Popular: Umburana de cheiro, cumaru, cumaré, cumaru das catingas, umburana,
Utilidade
A casca e a semente são utilizadas com frequência na medicina popular no tratamento de bronquites, asma, gripes e resfriados, na forma de chá fervido (decocto) ou de banho com o cozimento das cascas para tratar dores reumáticas.

Analises Fitoquímico
O estudo fitoquímico mostrou que as sementes fornecem cerca de 23% de um óleo fixo constituído principalmente de glicerídeo dos ácidos: palmítico (18,6%), linoléico (7,1%), oléico (53,!%), esteárico (8,0%) e 4% de cumarina com pouco de 6-hidroxicumarina.  Contém também uma proteína capaz de inativar a tripsina e o fator de coagulação XII.

Propriedades
Nas cascas foram encontrados, cumarina, isocampferidio e traços de outros flavonoides, enquanto na madeira foram encontrado a cumarina, 3-4 dimetoxicinamato de metila, ácido vanilico, afrormosina, 8-0metilretusina, 2,4-metilenocicloartenol e beta-sistoterol.

Comprovação
Ficou comprovado que a cumarina e a fração de flavonoide, o seu extrato hidroalcoólico de suas cascas e a cumarina administrado por via oral, apresentaram uma atividade anti-inflamatória no ensaio do edema de pata induzido pela carragenina, em ratos, mas não interferiram sobre o edema quando quando foi usado o agente indutor dextrano.

Forma de utilização
Esta planta pode ser usada na forma de cozimento (decocto) feito com 50 gramas de casca bem picada (meia xícara das medias) com água em quantidade suficiente para dar um copo, fervendo-se a mistura em recipiente coberto com tampa.
O cozimento depois de coado, pode ser tomado na dose de uma colher das de sopa até seis vezes ao dia, ou usado para fazer o xarope, juntamente com a mesma quantidade de açúcar e fervendo-se a mistura até dissolve-lo totalmente.

Como Utilizar
Para o tratamento da tosse, bronquite e asma toma-se uma colher das de sopa seis vezes ao dia.
Criança tomam metade desta dose.


10 comentários:

  1. AQUI EM MINHA CIDADE EU APRENDI A USAR A SEMENTE PARA O ESTOMAGO OU FIGADO RUIM. PEGA-SE 3 SEMENTES, COLOCA EM UMA PANELINHA E LIGA O FOGO. SEGURE A PANELA MAIS ALTO UM POUCO, PARA TOSTAR A CASQUINHA DA SEMENTE SEM QUEIMÁ~LA, VC VAI ESCUTAR UM ESTALINHO. COLOQUE-AS EM SEGUIDA EM CIMA DE UM PANO PARA ESFRIAR. DEPOIS RETIRE A CASCA E AMASSE TODAS COM UM PILAOZINHO. MISTURE O PÓ COM UM POUCO DE AGUA E TOME. É TUDO DE BOM PARA O ESTOMAGO OU FIGADO RUIM. AS VEZES SE NÃO RESOLVER DE PRIMEIRA, FAÇA MAIS UMA OU DUAS VEZES NO ESPAÇO DE 12 HORAS OU MAIS. È GARANTIDO. VC FICA NOVISSÍMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Eliane!

      Que bom saber disto, pois neste momento estou precisando deste remédio kkkk
      No domingo fui fazer uma visita e lá me ofereceram uma lasanha e não sei o que houve que desde domingo que sofro.
      Vou tomar agora o chá de boldo que já está pronto e vou atrás da semente.
      Grato pela dica
      Continue publicando as suas experiências e vamos ajudar as pessoas

      Excluir
  2. Por ocasião dos princípios ativos anti-inflamatórios encontrados na casca da Amburana, há utilização de seu chá para tratamento de hérnias de disco. Observou-se importante redução no processo inflamatório de hérnia de disco cervical durante o tratamento com o chá acima descrito, no decurso de duas semanas. Inclusive, fisioterapeutas ficaram impressionados com o resultado do tratamento.
    Evaldo Fernandes de Oliveira - biólogo - paciente - Montes Claros-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Umburana de cheiro 500ml clique aquihttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-822011592-elixir-de-umburana-de-cheiro-liquido-500ml-o-legitimo-_JM

      Excluir
    2. Umburana de cheiro 500ml clique aquihttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-822011592-elixir-de-umburana-de-cheiro-liquido-500ml-o-legitimo-_JM

      Excluir
  3. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-822011592-elixir-de-umburana-de-cheiro-liquido-500ml-o-legitimo-_JM

    ResponderExcluir
  4. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-822011592-elixir-de-umburana-de-cheiro-liquido-500ml-o-legitimo-_JM

    ResponderExcluir
  5. Excelente para rinites, sinusites e resfriados... Use para banhar o rosto e cabeça. Deixe de molho durante à noite e use várias vezes ao dia.

    ResponderExcluir