Páginas

domingo, 27 de novembro de 2011

Plantas Medicinais - Umburana de Cheiro

    
Nome Cientifico: Amburana cearensis

Nome Popular: Umburana de cheiro, cumaru, cumaré, cumaru das catingas, umburana,
Utilidade
A casca e a semente são utilizadas com frequência na medicina popular no tratamento de bronquites, asma, gripes e resfriados, na forma de chá fervido (decocto) ou de banho com o cozimento das cascas para tratar dores reumáticas.

Analises Fitoquímico
O estudo fitoquímico mostrou que as sementes fornecem cerca de 23% de um óleo fixo constituído principalmente de glicerídeo dos ácidos: palmítico (18,6%), linoléico (7,1%), oléico (53,!%), esteárico (8,0%) e 4% de cumarina com pouco de 6-hidroxicumarina.  Contém também uma proteína capaz de inativar a tripsina e o fator de coagulação XII.

Propriedades
Nas cascas foram encontrados, cumarina, isocampferidio e traços de outros flavonoides, enquanto na madeira foram encontrado a cumarina, 3-4 dimetoxicinamato de metila, ácido vanilico, afrormosina, 8-0metilretusina, 2,4-metilenocicloartenol e beta-sistoterol.

Comprovação
Ficou comprovado que a cumarina e a fração de flavonoide, o seu extrato hidroalcoólico de suas cascas e a cumarina administrado por via oral, apresentaram uma atividade anti-inflamatória no ensaio do edema de pata induzido pela carragenina, em ratos, mas não interferiram sobre o edema quando quando foi usado o agente indutor dextrano.

Forma de utilização
Esta planta pode ser usada na forma de cozimento (decocto) feito com 50 gramas de casca bem picada (meia xícara das medias) com água em quantidade suficiente para dar um copo, fervendo-se a mistura em recipiente coberto com tampa.
O cozimento depois de coado, pode ser tomado na dose de uma colher das de sopa até seis vezes ao dia, ou usado para fazer o xarope, juntamente com a mesma quantidade de açúcar e fervendo-se a mistura até dissolve-lo totalmente.

Como Utilizar
Para o tratamento da tosse, bronquite e asma toma-se uma colher das de sopa seis vezes ao dia.
Criança tomam metade desta dose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário