Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Animal do semiarido - Mamãozinho de Veado

   

Nome Cientifico: Jacaratia corumbensis

Nome Popular: Mamãozinho de Veado, Jaracatiá, mamãozinho, Chamburu,  Jaracatiá do Pantanal ou Mamão da caatinga. CHAMBURU vem do tupi guarani e significa “Erva frutífera da raiz grossa”.

Características 
É um pequeno arbusto que têm como raiz principal, um grande xilopódio que serve para alimentar os animais na seca e também na fabricação de doce caseiro pelos agricultores. 

É uma boa alternativa alimentar, pois em media tem 30% de proteína bruta na casca da túbera e peso com 250 kg, onde foi encontrado uma produção de plantas nativa de até 12 plantas/ha. 

Junto a Nutrição Animal foi feito comprovações da qualidade forrageira dessa planta nativa: na matéria seca, registrando 30% de proteína nas folhas e ramos novos, e 12% no tubérculo. Compõe ainda esta espécie de batata cerca de 78% de água que pode suprir parte das necessidades dos animais no período de seca.

Usos: 
Frutifica de fevereiro a maio. 
Os frutos são comestíveis in-natura e também podem ser usados na fabricação de doces, geleias e em pratos salgados. 
As raízes do tipo xilopódio são usadas para alimentação animal, mais também servem para produzir ótimo doce com gosto de cocada. 
A planta é rara e precisa ser preservada nos pomares e coleções botânicas!

Principais características do fruto
É rico em cobre e magnésio e fonte de potássio para crianças de um a três anos, potencialmente rico em vitamina C.

Fontes pesquisadas:
www.colecionandofrutas.org/jacaratiacorumbensis.htm
www.mudasnativas.com/plantas%20nativas.html
sabores.sites.ufms.br/indice-de-frutos/jaracatia-mamaozinho-de-veado


5 comentários:

  1. devemos preservar, esta cada vez mais raro encontra uma planta dessas nas regiões típicas delas.

    ResponderExcluir
  2. E se estiver algum por aí, ele está bem escondido entre outras plantas onde os animais não consegue comer,achei um pé essa semana,só conseguir devido aos frutos em grande quantidade em cores alaranjados,foi ótimo, coletei todas as sementes,muito bom.

    ResponderExcluir
  3. E se estiver algum por aí, ele está bem escondido entre outras plantas onde os animais não consegue comer,achei um pé essa semana,só conseguir devido aos frutos em grande quantidade em cores alaranjados,foi ótimo, coletei todas as sementes,muito bom.

    ResponderExcluir
  4. E se estiver algum por aí, ele está bem escondido entre outras plantas onde os animais não consegue comer,achei um pé essa semana,só conseguir devido aos frutos em grande quantidade em cores alaranjados,foi ótimo, coletei todas as sementes,muito bom.

    ResponderExcluir
  5. E se estiver algum por aí, ele está bem escondido entre outras plantas onde os animais não consegue comer,achei um pé essa semana,só conseguir devido aos frutos em grande quantidade em cores alaranjados,foi ótimo, coletei todas as sementes,muito bom.

    ResponderExcluir