Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Plantas Medicinais: Pustemeira e suas utilidades

Fotos de Veronilson Oliveira da Silva (Veron)
Nome Cientifico: Gomphrena sp

Nome Popular: Pustemeira, Pustumeira.

Planta largamente utilizada pelos moradores do sertão nordestino, com varias utilidades, entre elas problemas estomacais, veja outros exemplos.

E usada para: Anti-úlcera, Catarro do intestino, Enterite, Enterites, Enterocolite, Ferida, Ferida  crônica, Feridas, Feridas crônicas, Ferimento, Ferimentos, Úlcera, Ulceração, Ulcerações, Úlcera crônica, Úlceras

Estes são depoimentos de usuárias sobre a Pustemeira.

__ " Eu sentia uma dorada no pé da barriga, parecia inté que minha bexiga lá ia se soltando. Dona Dica me ensinou tomar esse chá de Pustemeira e num se deu duas semanas prá aquilo tudo sumir prá lá. Nunca mais! Lá nos Macacos, um povoado aqui perto, o povo põe ela na pinga para tratar de reumatismo e dor nas juntas" .

" Num pode tomar desaxegerado e tem ainda de se lembrar que na gripe ele é adoçado e nos casos de tratamento dos rins é tomado sem doce. Pois essa santa planta alivrou minha tia Raimunda de um cisto nos úteros, que já tava inté comprovado nos exame. Bastou dar de tomar o chá aos tiquins e nuns poucos dias ela tornou fazer aquela examaida e o tal cisto tinha-se desaparecido" .

Chá de pustemeira
Serve para machução.

Modo de fazer: ferve ao leite.


site visitados :
http://www.naturezadosertao.com.br/natureza-medicinal/136-ja-ouviu-falar-da-pustemeira
http://www.liberherbarum.net/Minor/BZ/PN8486.htm
http://www.cozinhadotolo.com/2012/07/chas.html
http://www.chica.org.br/chica/2004/07/corpos/corpo_smsfeliz.htm
http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/5/contribuicao ao estudo da flora medicinal.pdf

27 comentários:

  1. Tenho uma grande quantidade de pustemeira e ainda nunca tinha usado como remédio. Sou técnico em agricultura orgânica.

    ResponderExcluir
  2. Quer conhecer mais sobre plantas medicinais visite o link http://plantasmedicinaisebook.com/

    ResponderExcluir
  3. Me disseram que é bom para o calor da menopausa . Três litros de água com a rais (cotada 2cm aproximadamente ) por dia . O tratamento dura nove dias .

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se ela é abortiva?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se ela serve para umas manchas vermelhas no corpo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo informações dos mais velhos daqui da minha cidade,q é no Nordeste da Bahia!
      Serve para qualquer tipo de inflamação,principalmente a inflamação uterina!

      Excluir
  6. É comprovado que para problema de próstata arregaçada é só pegar as raízes colocar uns quatro dedos num vasilhame de Coca Cola deixar 3 dias no sereno e tomar um copo três vezes ao dia com trinta dias vá fazer o exame e veja o milagre acontecido.acredite e creia e ficará curada o.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em BH ela é colocada no vinho branco e deixa curtir depois é só tomar um cálice todos os dias!eu tinha muito problema de útero foi só usar que eu engravidei e meus tios tomaram e ficaram curado da próstata.e mais gente que tomou e ficou curados.se alguém tiver facilidade de colocar no correio p mim eu pago o frete.aqui em BH não está encontrando.

      Excluir
  7. Sinto uma dor no pé da barriga do lado esquerdo será que esse chá vai mim ajudá

    ResponderExcluir
  8. Será que esse cha e bom para úlcera no reto?

    ResponderExcluir
  9. Tbm é bom para infecções e inflamações
    Aqui na minha casa tem e eu sempre tomo o cha quando eu estou com esse problema me dou muito bem com essa planta

    ResponderExcluir
  10. Tbm é bom para infecções e inflamações.
    Aqui na minha casa tem essa planta e eu sempro tomo esse chá quando estou com esses problemas, me dou muito eu gosto .

    ResponderExcluir
  11. Essa pustemeira como é feito o chá???????

    ResponderExcluir
  12. Como fazer o uso da raiz da pustaneira na agua e como fazer uso do medicamento

    ResponderExcluir
  13. A pustemeira que conheço não é dessa não a que conheço é pequena

    ResponderExcluir
  14. Como e tomado, quantos dias,e quantas vezes ao dia

    ResponderExcluir
  15. Aqui tem não sabia para que servia,quero saber se o chá da raiz é feito com água ou leite ?

    ResponderExcluir
  16. Cuidado para vc nao confundir com a papola kkkk

    ResponderExcluir
  17. A postemeira cura a grastiste , alguém sabe mim enforma

    ResponderExcluir
  18. A postemeira não faz mal pra o estômago não

    ResponderExcluir
  19. Ela é boa para cálculos na vesícula?

    ResponderExcluir