Páginas

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

5 alimentos que previnem a diabete


5 alimentos que previnem a diabete    
De acordo com pesquisas recentes, alguns alimentos ajudam na prevenção de uma das doenças mais comuns da atualidade: a diabete tipo 2.

Confira uma lista publicada pelo jornal Huffington Post e comece a se cuidar!

Nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, castanha-do-pará e outras frutas oleaginosas, quando consumidas diariamente – cerca de dois gramas –, em substituição a carboidratos, ajudam no controle glicêmico e de lipídios séricos, importantes para aqueles com diabetes tipo 2.

Este é o resultado de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá.

Curry: a curcumina, presente no tempero curry, pode ajudar a evitar diabetes em pessoas com risco elevado, segundo pesquisadores tailandeses.
O estudo incluiu 240 voluntários pré-diabéticos, sendo que metade ingeriu cápsulas com curcumina e o restante, um placebo (grupo controle).
Depois de nove meses, 16,4 % dos participantes do grupo controle desenvolveram a doença, enquanto ninguém que ingeriu curcumina teve o problema.

Queijo: pesquisa da Universidade de Oxford e da Imperial College London, ambas da Inglaterra, concluiu que pessoas que comem queijo têm risco 12% menor de desenvolver diabetes.
Os participantes que mais consumiam a iguaria apostavam em mais de 56 g por dia e os que menos degustavam, menos de 11 g.

Frutas oleaginosas: pessoas que comem regularmente frutas oleaginosas (pistache, nozes, amêndoas, castanhas-de-caju) têm menor risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e síndrome metabólica, segundo estudo da  Universidade Estadual da Louisiana, nos Estados Unidos.
Constatou-se que o consumo está associado a baixos níveis de um marcador de inflamação (proteína C-reativa), taxas elevadas de bom colesterol e menor índice de massa corporal.

Maçã, pera e blueberry: quem saboreia maçã, pera e mirtilo (blueberry) tem menos chance de desenvolver diabetes tipo 2, como informou um estudo divulgado pela publicação American Journalof Clinical Nutrition.
O levantamento contou com dados de 200 mil pessoas e concluiu que o benefício está relacionado às antocianinas presentes nas frutas.
 
Frutas e hortaliças: comer frutas e hortaliças variadas pode ajudar a diminuir o risco de diabetes tipo 2, segundo estudo divulgado pela revista Diabetes Care.
O levantamento avaliou os hábitos alimentares de 3.704 pessoas.

Existem alguns alimentos que ajudam a controlar a diabetes tipo 2.

São produtos integrais, fibras, gorduras saudáveis e até certas frutas.

Mas um estudo, publicado na revista Archieves of Internal Medicine, mostra que outro alimento tem o poder de “combater” o diabete: é o legume.

Os legumes, juntos com uma dieta de baixa carga glicêmica – com baixo teor de açúcar e carboidratos – ajudam mais ainda no controle da diabetes.

Para chegar a esse resultado, pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, analisaram 121 participantes.

Parte deles teve uma dieta com alimentos de baixo teor glicêmico e legumes.

A outra parte também manteve um cardápio com produtos que registram pouco carboidrato.

Mas, em vez de legumes, o grupo ingeriu apenas fibras, por meio de alimentos integrais.

Veja estudos na busca do controle da Diabetes do tipo 2

“Nozes sem sal, secas, assadas ou cruas, quando consumidas no lugar de carboidratos, trazem benefícios para controle de glicose e lipídios no sangue, e podem ser usadas como parte de uma estratégia para melhorar o controle do diabetes, sem ganho de peso”, diz David Jenkins, autor do estudo.

A equipe forneceu aos participantes – todos diagnosticados com diabetes tipo 2 – três perfis de alimentos diferentes.
Um grupo recebeu muffins (um tipo de bolinho adocicado), outro um mix de sementes (que incluía amêndoas cruas, pistache, avelãs, amendoim, castanha de caju e macadâmia) e o último, muffins e nozes.

Os participantes que comeram apenas o mix de sementes apresentaram os melhores resultados no controle de glicose no sangue usando o teste de hemoglobina glicosilada (HbA1c), ou seja, dois terços abaixo do que é indicado como ideal pela Food and Drug Administration (a FDA, agência americana que regula alimentos e medicamentos nos EUA).

Além disso, os resultados foram considerados clinicamente significativos, o que pode ampliar as possibilidades na hora de os profissionais de saúde e nutrição traçarem estratégias para o controle do diabetes.
Os participantes da pesquisa também apresentaram redução no índice de colesterol de baixa densidade de lipoproteína (conhecido como LDL ou “colesterol ruim”).

Os que se receberam muffins ou o conjunto de muffins e nozes não apresentaram melhoras significativas nos índices glicêmicos.
Houve, no entanto, uma redução nos níveis séricos de LDL do grupo que consumiu tanto muffins quanto as sementes.

“O estudo indica que as nozes podem fornecer uma opção de alimento específico para pessoas com diabetes tipo 2 que desejam reduzir sua ingestão de carboidratos”, conclui.

Site consultados
http://www.vilasaude.com.br/5-alimentos-que-previnem-a-diabete/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=DiabeteS190214#.UwOPtvldVtd
https://www.accu-chek.com.br/br/noticias/frutas-controlam-diabetes.html
http://www.estanciadolago.com.br/blog/saude-bem-estar/legumes-ajudam-a-controlar-a-diabetes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário