Páginas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Plantas Medicinais - Oiticica


  

Oiticica (Licania rígida Benth.)

 Conhecida também como oiticia

 As sementes são ricas em óleo e usadas para extração industrial, constituindo-se em importante atividade econômica do Nordeste.

 Suas folhas são empregadas na Medicina Popular de algumas regiões do Nordeste, sendo usado na forma de infusão ou decocto, em substituição água no tratamento da diabetes e de inflamações gerais.

 Num estudo farmacológico com esta planta visando confirmar as propriedades atribuídas pelo uso popular, concluiu-se pela ausência de atividades estimulantes e depressiva a SNC, demonstrando também ausência de alcalóides e saponinas em suas folhas.

 Analises fotoquímicas com esta planta constataram a presença de ácidos graxos (ácidos oleosteárico e licânico), além de taninos e flavonoides.


Coloca 3 folhas seca em 2 litros de água, logo que comece a ferve, tampe de desligue, deixe esfriar e tome como água. 

18 comentários:

  1. gostaria de saber se esta planta serve pra emagrecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está planta ajuda sim no emagrecimento. Pesquise no folgo e vc encontra a resposta

      Excluir
  2. Cara amiga Kellyane, não temos nenhuma informação desta utilidade

    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  3. quero saber onde comprar,em Recife ou Caruaru,pode me ligar ou mandar MSN para o meu WATSAAP 04181-99493185

    ResponderExcluir
  4. quero saber onde comprar,em Recife ou Caruaru,pode me ligar ou mandar MSN para o meu WATSAAP 04181-99493185

    ResponderExcluir
  5. Regina Ramos, 17 de fevereiro de 2015 e-mail: tigina.ramos@gmail.com
    Gostaria de saber onde poderei comprar o chá ou onde poderei comprar uma muda de oiticica para plantar no quintal de casa.

    ResponderExcluir
  6. Regina Ramos, 17 de fevereiro de 2015 e-mail: tigina.ramos@gmail.com
    Gostaria de saber onde poderei comprar o chá ou onde poderei comprar uma muda de oiticica para plantar no quintal de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, você reside em qual estado?

      Normalmente você pode encontrar em casa que vende mudas ou os vendedores de casca medicinais e sementes, nas feiras livres.

      Excluir
  7. O nome vai esta assim
    Folha de oiticica espero ajuda

    ResponderExcluir
  8. Ela também sever pra próstata a casca junto com a folha de castanhola roxa eh um santo remédio meu avô tomou ficou bozinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Victor. E a natureza cuidado dos ser humano.

      Sou Grato pela sua participação

      Excluir
  9. Gostaria de saber onde compra usei o sabao e foi otimo agora estou com o colesterol muito alto como faço pra compra o cha

    ResponderExcluir
  10. Realmente essa folha de oiticica é muito boa para curar a diabete, pelo menos foi e que aconteceu comigo. eu particularmente estava me sentindo mal, e foi ao ENDOCLINOLOGISTA, esta suspeitando que estava com diabete. fiz vários exames e foi constatado que eu estava pre diabético, o que o medico me confirmou que pré-diabete, eles já consideram diabético. Me prescreveu vários remédios, como: FORXIGA, ORISTATE, ZETIA E VITAMINA E. Tomei durante um mês, sem resultado. Um amigo meu que tem uma bodega na cidade de Marizópolis no Estado da Paraiba, onde todo final de tarde eu costumava tomar umas 4 latinha de cerveja com queijo de qualho e de manteiga, me ensinou tomar o chá da folha de oiticica. Disse que curava diabete, e o engraçado é que eu faço caminhada todos os dias de uma hora e meia, e passo por baixo de um pé de oiticica enorme, na beira de um açude, que por sinal, uma vez ou outra estou debaixo dele juntos com amigos comendo um pirão de peixe. Sabe como é! No dia seguinte estava caminhado com a minha namorada quando pacei debaixo do pe de oiticica, colhi umas vinte folhas, fiz o teste, porque os remedia estava me causando uma alergia terrível, quando cheguei em casa fiz o chá de três folha em um litro de agua, tomei uma xicara antes do almoço e uma outra depois do almoço, quando foi as 15 hora e 25 minutos medi minha diabete, e havia baixado de 126 para 100. isso sem tomar o remédio. o negocio é bom mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,vovó vovô tia tio, essa arvore tem alto valor medicinal, para diabete folha de oiticica👍, para quem sofre com problema de próstata,> casca de oiticica com folha de castanhola rocha cura problema de próstata👍

    Meu contato para duvida nome; Victor; "whatssap" 11948829162

    ResponderExcluir
  12. Gente minha vó está com diabete muito alta, esteve no CTI porque nem a insulina está ajudando.
    GistGost de saber se encontro em BH.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Eu sou Geraldo, eu encontrei um colega enfermeiro que se encontrava com a sua taxa de diabetes em 500 e o colesterol em 400, tomando o chá da folha da oiticica, em poucos dias depois ele estava com as taxas normalizadas, até deixou de tomar remédios.

    E eu também estava com um início de infecção urinária e passei a utilizar o chá da oiticica, e em 3 dias não senti mais as dores ao urinar.

    Eu super recomendo.

    Eu faço o chá com 8 folhas médias ou 6 grandes ou 10 pequenas em 1 litro e meio de água filtrada.

    Tomei 3 copos ao dia.

    Manhã, meio dia e a noite.

    200ml por vez.

    Quem precisar de folhas, tenho bastante.

    86.99962.9784

    ResponderExcluir
  14. Onde seria possível conseguir mudas desta planta? Em Recife já estive em todas as sementeiras, inclusive a do estado e na da prefeitura e ninguém consegue nem mudas nem sementes. Favor quem tiver como informar, pode me mandar um e-mail: eliandrade@gmail.com

    ResponderExcluir