Páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Plantas Medicinais - Como Preparar e Consumir



Importante:

As receitas e dicas aqui expostas são uma orientação pratica e fácil de ser usada a quem deseja utilizar as plantas e ervas que estão a disposição no das suas doenças.

Portanto, estas receitas são de uso popular, não podemos garantir o sucesso ou uma cura segura das doenças, apenas são oferecidas as informações de caráter complementar, a garantia do tratamento só quem pode oferecer é um medico ou especialista para um diagnostico preciso do tratamento.

Como escolher, preparar e consumir ervas medicinais

A escolha da planta é uma parte importante para a produção dos remédios naturais. Como estamos sempre ensinando a preparar receitas com estas plantas medicinais, então falaremos um pouco sobre o que deve ser observado quando for escolher a planta para seu remédio caseiro. É necessário lembrar que mesmo sendo um remédio natural, as ervas e plantas, pode causar danos à saúde, assim todo cuidado é pouco, quando for manipular ou consumir.

Cuidados Iniciais

Inicialmente, é necessário que conheça bem a planta que você vai usar e a mesma planta pode ter nomes diferentes e cada região, assim uma planta que na sua região tem um nome em outro local aquele nome pode corresponder a outro tipo de planta, então é importante verificar o nome cientifico, que é o mais correto.

Outro ponto importante e ter a certeza da parte da planta que vai usar, pois pode ter resultados diferente, entre a raiz, a folha ou a flor.

Você comprar ervas nas feiras ou comerciante, nem sempre podemos confiar, pois não sabemos a procedência, se é confiável e muitos deles já compram de terceiros, acreditando no fornecedor.

Outro ponto importante a seguir é segui passo a passo a orientação da receita, sem alterar ingredientes, a quantidade ou mudar a forma de fazer, pois só desta forma é mais fácil ter um resultado positivo com o uso do remédio.

Veja alguns cuidados:

Você pode utilizar a erva produzida no seu quintal ou adquirir de alguém, em ambos os casos, segue algumas dicas que ajudam a manter as propriedades da planta e garantir uma receita mais eficiente, vejamos alguns truques para usar as ervas da melhor maneira possível.

O processo de secagem das plantar (ervas)

ü  Se não existir nenhuma referência, você pode usar ela verde ou seca, pois não haverá alteração no desempenho final do remédio;
ü  Antes de guardar as sementes, deixe que elas fiquem bastante secas, expondo ao sol;
ü  Se a receita não falar a quantidade de ervas, então deve-se faer em uma proporção de 4 a 5 colheres de sopa da erva picada, para cada litro de água;
ü   Quando for escolher as flores, deve escolher aquelas que devem estar totalmente abertas;
ü  As raízes para ter melhor beneficio, devem ser colhidas entre o outono e o inverno;
ü  Há não ser que existam restrições quanto ao uso, deve-se consumir em média de três xícaras de chá por dia;
ü  Todo chá deve ser ingerido ainda morno, para que seu efeito no organismo seja mais rápido;
ü  Sempre que fizer coleta de ervas, e for guardar, deve colocar uma etiqueta com o nome amarrado para não se confundir depois;
ü  Não é aconselhado colher ervas quando ela se encontra molhada do orvalho;
ü  Sempre que for guardar, elas precisam estar secas e para isto você pode secar na sobra, no forno baixo ou ao sol, nas primeiras horas da manhã;
ü  O armazenamento destas ervas secas deve ser feito em pote de vidro ou plástico bem fechado.

Se seguir estas dicas, provavelmente você estará consumindo ervas de melhor qualidade, que não oferecem risco a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário