Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Plantas Medicinais: Como prevenir o Mal de Alzheimer


cumaru1Resultado de imagem para imagem de plantas medicinais      HortelãResultado de imagem para imagem de plantas medicinais


 Mal de Alzheimer

 O Mal de Alzheimer é uma disfunção que afeta principalmente idosos, causando perda gradativa da memória e alterações comportamentais importantes.

Os índices de casos da doença têm crescido em todo p mundo e o que mais preocupa os profissionais de saúde e que o índice hoje já é mais 15 milhões em todo o mundo.

Mas vejamos algumas plantas que podem ajudar na prevenção desta doença.

Os pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, obtiveram alguns resultados bem interessantes ao analisar os efeitos do chá verde. Eles observaram que o consumo de 1 copo de chá verde por dia protege o cérebro humano de doenças como o Alzheimer, além de prevenir alguns tipos de câncer.

Infelizmente, os benefícios não são iguais em todas as pessoas.

Alguns organismo reagem melhor às substâncias contidas no chá.

Guaraná (Paullinia cupana)
Ajuda na melhora da memorização do paciente com Mal de Alzheimer (graças à melhora da ação da acetilcolina).
Mas atenção: gestantes, hipertensos e cardiopatas não podem consumi-lo, devido à alta concentração de cafeína.

Ginko biloba (Ginkgoaceae)
Estudos mostram que, quando administrada sob prescrição médica ou de nutricionista, pode atuar na melhora da memória durante os primeiros estágios da doença.

O Mal de Alzheimer é uma doença que exige um acompanhamento multidisciplinar, e o nutricionista deve ficar atento ao seu papel neste quadro. Uma alimentação adequada é importante para melhorar a qualidade de vida do paciente, até mesmo potencializando o efeito da medicação e das outras terapias a que ele aderir.

Uma substância que pode ser usada no tratamento do Mal de Alzheimer foi descoberta por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Cumaru, uma planta típica da região amazônica.
Segundo a pesquisa, além de mostrar propriedades neurogênicas, a substância também induziu as células-tronco a formar novos neurônios.
O Alzheimer é uma doença degenerativa que afeta a memória do indivíduo.
O resultado da pesquisa da UFPA sugere um tratamento que diminui as perdas cognitivas das pessoas afetadas pelo Alzheimer.
Frutas, verduras e legumes
O Mal de Alzheimer causa produção excessiva de radicais livres no sistema nervoso.
Para tratar esse problema, é importante que o paciente mantenha uma dieta rica em alimentos fontes de antioxidantes, como as frutas, verduras e legumes frescos (de preferência, orgânicos). Lembre-se que os produtos que utilizam adubação química, são mais" bonitos aos olhos".

Conheça agora alguns fatores de risco para o desenvolvimento do Mal de Alzheimer 

Deficiência de vitaminas do complexo B, especialmente a B1, B6, B9, encontradas nos grãos integrais e nas folhas verde-escuras, além da B12 encontrada nos ovos e outros alimentos de origem animal;
Excesso de gorduras saturadas e trans, presentes nas carnes gordurosas, no leite integral e seus derivados, e em produtos industrializados como sorvetes, bolachas recheadas e outros (respectivamente);
Falta de acetilcolina, neurotransmissor que participa da memória.
É produzido a partir da colina, encontrada em alimentos como a soja e principalmente o ovo;
Jejum prolongado: a glicose é a única fonte de energia do cérebro.
Por isso, jejuns por mais de 3 horas podem gerar hipoglicemia, o que é extremamente prejudicial ao cérebro, principalmente se este jejum for um hábito de muitos anos.

O consumo regular de café durante um longo período pode ter um efeito preventivo na doença de Alzheimer, como demonstrado em ratos por um estudo franco-alemão das Universidade de Bonne e Lille, publicado em abril de 2014.

 Complementos alimentares:O uso de determinados complementos alimentares pode auxiliar no tratamento do mal de Alzheimer, são estes:
- as vitaminas do grupo B
- o óleo de primula (rico emácidos graxos essenciais)
- os antioxidantes (que encontramos, por exemplo, no ginkgo bilobaou nas frutas)
- o ácido fólico
- e as Vitaminas E


 Site consultados:
 http://grupoimoveis.com.br/blog/cultive-plantas-medicinais-casa/#comment-665
 http://www.maeterra.com.br/site/index.php?mact=News,cntnt01,detail,0&cntnt01articleid=202&cntnt01detailtemplate=newsletter&cntnt01returnid=105
 http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=4269

Nenhum comentário:

Postar um comentário