Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Plantas Medicinais: Chá para baixar o triglicérideos

  Resultado de imagem para alcachofraResultado de imagem para alcachofraResultado de imagem para alcachofra 

Nome Científico: Cynara cardunculus

Nome Popular: Alcachofra - alcachofra comum - alcachofra rosa - cachofra.

 Benefícios da alcachofra
O poder de emagrecimento da alchachofra se deve ao principal constituinte amargo das folhas, a cinaropicrina, que além da cinarina e do ácido clorogênico, auxilia na digestão de alimentos gordurosos, redução do colesterol e regulação da glicemia, promovendo aumento da secreção biliar e gástrica. Assim, há prevenção dos cálculos biliares, alívio dos sintomas de má digestão, além da redução de náuseas, sensação de inchaço no abdômen e desconforto gástrico e abdominal.

As folhas da alcachofra conferem à planta propriedades terapêuticas e devem ser colhidas antes da floração. Por ter colheita sazonal, pode-se optar por consumir a alcachofra não apenas em sua forma natural, mas também em forma de extrato, que pode ser encontrado em cápsulas, xaropes e comprimidos, disponíveis em farmácias. É usualmente utilizada em forma de infusões e chás, que devem ser consumidos antes de cada refeição principal para auxiliar na digestão dos alimentos e promover saciedade.

 Os triglicérides ou triglicerídeos são gorduras presentes em nosso organismo que servem como reserva energética. Elas são compostas por uma molécula de glicerol e três de ácidos graxos e, por isso, recebem esse nome. A gordura é importante para o organismo, mas causa problemas quando é encontrada em excesso no corpo humano.

Adicionalmente, a alcachofra possui alto teor de fibras alimentares que favorecem movimentos peristálticos, consequente eliminação das fezes e a torna um redutor de riscos do desenvolvimento câncer de cólon e intestino. Assim, a planta é bastante procurada por seus efeitos emagrecedores combinados: sensação de saciedade, aumento da eliminação de fezes e metabolização da gordura. Sua ação diurética deve-se à alta concentração de potássio que suas folhas possuem íon responsável pelo equilíbrio eletrolítico do organismo, auxiliando na eliminação do excesso de água. Evita afecções urinárias também ao estimular o epitélio renal, devido à inulina e outros ácidos.

Outros princípios ativos são componentes flavônicos glicosídeos (cinarosídeo) que possui atividade antioxidante, cinarina (que possui atividade hipoglicemiante, ao reduzir níveis de açúcar do sangue), pró-vitamina A (precursora da vitamina A, responsável por combater os radicais livres, e favorecer a visão noturna), e coenzimas como NADP-NADPH2 que estão relacionadas com o controle da lipólise, a “quebra de gordura” do organismo.

Uma alcachofra média fornece 20 por cento da vitamina C necessária para o dia. Com apenas 60 calorias, é também uma boa fonte de potássio e magnésio, minerais importantes para um coração saudável.

 Você vai precisar de:
  • 1 colher (chá) de alcachofra seca picada*
  • 1 xícara (chá) de água
* Você também poderá usar a alcachofra fresca. Nesse caso, é necessário dobrar a quantidade, ou seja,  2 colheres (chá) da planta verde.

Modo de Preparo:

O jeito correto de preparar o chá é colocando a alcachofra na água e levando ao fogo. É importante usar uma panela de vidro ou outro recipiente que não seja de alumínio para não interferir nas propriedades ativas da planta medicinal. Depois que a água entrar em ebulição, mantenha cozinhando em fogo baixo por 10 minutos. Então desligue e deixe repousar abafado por mais 10 minutos. Coe o chá e tome em seguida.

 Posologia

Para ajudar no controle dos triglicerídeos, é preciso tomar o chá 3 vezes ao dia, preferencialmente 30 minutos antes ou depois das principais refeições. A receita poderá ser consumida morna ou fria, sem adoçar.

Precauções

O chá de alcachofra pode reduzir o triglicérides, mas a receita caseira não substituiu a consulta ao médico nem o tratamento indicado por ele. Converse com o especialista sobre o uso do chá e siga as recomendações médicas. Lembre-se também de ter uma dieta balanceada para manter a gordura em níveis aceitáveis.


Outras Propriedades
 
É depurativa, 
   digestiva, 
   diurética,
   laxante,

Indicada em casos de ácido úrico, 
   cálculos da bexiga e rins, 
   diarreia, 
   doenças do coração, 
   gota, 
   hemorroidas, 
   má digestão,

Bom para estômago, 
   fígado, 

Também combate a anemia 
    diabete, 
    colesterol, 
    hipertensão, 
    hipertireoidismo, 
    icterícia, 

E emagrece.

Contraindicações e efeitos colaterais da alcachofra

A alcachofra é contraindicada em casos de obstrução do ducto biliar, gravidez e lactação, devido aos princípios amargos que podem passar para o bebê pelo leite materno, no entanto, gestantes podem consumir as folhas da alcachofra cozidas, sem riscos à própria saúde e à do bebê. Em algumas pessoas, alcachofra podem causar alguns efeitos secundários, tais como gases intestinais e reações alérgicas. As pessoas com maior risco de reações alérgicas são aquelas que são alérgicas a plantas, tais como calêndulas e outras ervas semelhante

Site pesquisados
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/alcachofra.html
 http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/alcachofra-propriedades-medicinais/
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcachofra
 http://natural.enternauta.com.br/anivsa/cha-de-alcachofra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário