Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Plantas Medicinais: Sálvia

  Sálvia Officinalis 

O nome latino para a salva, salvia, significa "curar". Apesar da eficácia da salva-comum ser discutível, tem sido recomendada ao longo do tempo para quase todas as enfermidades.

É uma planta pequena, um arbusto que chega, no máximo, a meio metro de altura. Possui muitos ramos e flores azuis. Suas propriedades medicinais, no entanto, residem nas suas folhas, que contém um óleo aromático, além de resinas e bálsamos.

A Salvia officinalis é usada desde tempos antigos para afastar o mal, para tratar mordeduras de cobra, aumentar a fertilidade feminina, e mais. Provavelmente foi introduzida na Europa a partir do Egito pelos romanos, como planta medicinal.

Nome Cientifico: Sálva officinalis

Nome Popular: salva, salva-das-boticas, salva - comum, salva - rubra
Para quem não sabe, a Salvia Officinalis é uma erva que tem folhas verdes-prateadas, aveludadas e levemente acinzentadas.

Propriedades: É diurético, digestiva, excitante, tônica, sudorifica, carminativa, antiespasmódica, adstringente, desinfetante, expectorante, antirreumática e estimulante cardíaca e do sistema nervoso.

Indicações: Para auxiliar no tratamento do Diabético, Beber depois das refeições um calicezinho de vinho (100 g de folhas fervidas em um litro de vinho branco de excelente qualidade, por dois minutos; filtrar 1/2 hora depois).

Como estimulante cardíaco: Beber quatro calicezinhos por dia de infusão.

Como Fazer:  2 colheres/sopa de erva para um litro de água quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida é só coar e beber. 

É uma importante fonte de vitamina A, ferro, cálcio e potássio.  Sendo assim podemos utilizar também como alimentação alternativa na salada, onde tem também um aroma muito agradável.

Outros benefícios

Úlceras e inflamaçõesÓleos contendo sábio tem propriedades adstringentes e anti-séptico, assim, ele é usado para tratar feridas e dores e dores de garganta. Para curar a dor de garganta, faça um gargarejo. Pegue um punhado de sálvia, golpeie até esmagar bem, e misture num copo de água.

Memória
Foi recentemente descoberto que a sálvia pode melhorar os processos mnemônicos do sistema nervoso. Pessoas com problemas de memória devem consumir esta erva.

Anticorrosivo
Sabe-se que esta planta possui propriedades antioxidantes, protegendo assim as células contra a oxidação e, portanto, evita a formação de tumores e cancro.

Menopausa
É muito benéfico para as mulheres na menopausa, que reduz a transpiração em excesso. Basta levar cada dia com uma xícara de chá de sálvia. O chá quente de sálvia também combate o sarampo, a angina e a tuberculose. É recomendado para atenuar os suores noturnos, causados pela menopausa, combate a insônia, sudorese, tontura e palpitações.

Menstruação
A sálvia ajuda a regular a menstruação e favorece todos os processos ginecológicos. Por isso, é bom que todas as mulheres férteis tomam regularmente uma infusão da planta. Uma compressa de sálvia, feita com água morna, alivia a cefaléia, cólicas, flatulência e desconforto intestinal, sendo que também alivia coceira provocada por picadas de insetos.


Sistema nervosoAparentemente, a sálvia também tem a propriedade de melhorar o funcionamento do sistema nervoso em que reduz a ansiedade e alivia o stress e depressão. A sálvia, para o sistema nervoso, deve ser ingerida como extrato. Acalma a ansiedade e as preocupações, e estimula o sistema nervoso central, provocando um impacto benéfico.

Caspa
Misture uma colher de extrato de sálvia e uma colher de henna para livrar-se das caspas, sendo que essa loção também combate o envelhecimento do cabelo.

Feridas
Outro benefício desta maravilhosa erva é que ele pode ser usado para o tratamento de feridas e lesões. Compressas prepará-la de pé sobre a área de feridos. Para curar úlceras, ou feridas na pele, passe concentrado de sálvia no local.

Sinusite
Também cura desordens no pulmão, e a sinusite. Para essas condições, esmague o equivalente a uma mão cheia de folhas frescas, coloque para ferver em um litro de água, e faça a inalação do vapor.

Gengivite
Esfregar folhas secas de sálvia nas gengivas é eficaz para o tratamento de gengivite, e para a limpeza dos dentes.

Para Mudar as Energias do Ambiente
Para limpar o ambiente de energias negativas, queime folhas secas de sálvia. Conforme o conceito da prática Ayurveda, a crença é de que esse incenso natural forma uma áurea positiva contra o negativismo e contra os micróbios também.
Mas se quer mesmo é limpar o corpo, um chá bem concentrado de sálvia expulsa as impurezas do organismo, através da transpiração, e limpa as secreções da garganta, oriundas de tosse ou gripe.
Sem dúvida que a sálvia tem várias propriedades medicinais, que nos permitem usar, não só para preparar deliciosos pratos, mas também para cuidar da nossa saúde.

Fontes Pesquisadas
http://saude-alternativa.blogspot.com.br/2012/11/propriedades-medicinais-de-salvia.html
http://saude.hsw.uol.com.br/aromaterapia-salvia-esclareia.htm
http://www.outramedicina.com/699/o-poder-da-salvia-no-combate-a-doencas

Nenhum comentário:

Postar um comentário