Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Plantas Medicinais: Para que serve Arruda !!

Ruta graveolens arruda 
Nome Cientifico Ruta graveolens
Nome Popular : Arruda, arruda-fedida, arruda-fedorenta, arruda-domésticaarruda-dos-jardinsruta-de-cheiro-forte.
A arruda é conhecida popularmente como a planta que espanta o mal olhado, também é utilizada na sabedoria popular para provocar o aborto, fazendo descer a menstruação.
Histórico: É um substrato muito cultivado nos jardins, em todo o mundo, por causa de suas folhas folhas fortemente aromáticas.
Cresce até um metro, mais ou menos, de altura.
Haste lenhosa, ramificada desde a base.
Folhas alternadas, pecioladas, carnudas, glaucas, compostas, de até 15 cm de comprimento.
Seus folíolos sésseis também se dividem em 2 ou 3.
Inflorescência em umbelas. Flores pequenas verde-amarela. Cálice de 4 ou 5 sépalas lanceoladas, agudas. Corola de 4 ou 5 pétalas côncavas superiormente.
Fruto capsular de 4 ou 5 lobos salientes e rugosos, abrindo-se superior e interiormente em 4 ou 5 valvas. No interior de cada lóculo há uma semente reniforme, rugosa, pardacenta.

Para que serve 

Uso: O principal uso desta planta é nas regras suprimidas bruscamente. Seus efeito é fortemente emenagogo.

Como Usar 

Dose: 2 a 3 gramas para um litro de água por infusão; duas xícaras por dia. Tenha-se o cuidado de não usar quantidades maiores. Ao mesmo tempo, banhando-se os pés em água quente.

O chá de arruda também é bom como calmante dos nervos.

Extremamente aplicado, um chá em dose mais forte (20 gramas para 1 litro de água), mata piolhos. O pó das folhas secas servem para o mesmo fim.

Para afugentar lombrigas, fervem-se 20 gramas de arruda em um litro de azeite comestível, e tomam-se 2 a 3 colheres de chá, por dia .

O chá é supra indicado também para o controle das vermes intestinais. Pega-se de 8 a 10 gramas de folha de arruda, para um litro de água.

Para combater a sarna, prepara´se um chá (20 gramas para 1 litro de água), no qual molha-se um pano ou algodão, e passa sobre as partes afetadas. 

O mesmo chá é bom para lavar feridas. Também as folhas frescas frescas, machucadas, aplicadas sobre feridas velhas, são de bom efeito curativo.

Princípios Ativos :
Rica em arborina, arborinina, egama-fagarina;
alcaloides nas raízes: acridonas - rutacridona e hidroxirutacridona;
Outros alcaloides: graveolina, graveolinina, kokusaginina, rutacridona, e esquimianina.
Flavonoides: rutina, óleo volátil: nonilcetona metílica, cetonas, ésteres, efenóis; furocumarinas: bergapteno, psoraleno, xanloxanlina, xantotoxina, isopimpinelina, e rutamarina; a hexo-dehydrochalepina foi sintetizada a partir da rutamarina.

A substância chamada rutina é a responsável pelas principais propriedades da arruda. Ela é usada para aumentar a resistência dos vasos sanguíneos, evitando rupturas e, por isso é indicada no tratamento contra varizes.

Contra indicação e cuidados : Na gestação e na lactação é contraindicada em ambos os casos. Não deve ser ingerida por mulheres em idade fértilgravidez, lactação, crianças, idosos, pessoas sensíveis.

Efeitos colaterais: O efeito antispasmódico ocorre em doses relativamente pequenas, o planta somente deve ser usada com acompanhamento de profissional gabaritado.

As furocumarinas foram associadas com uma fotossensibilidade, resultando em bolhas na pele após o contato com a planta seguida por exposição solar. Isso ocorre em pessoas que coletam a arruda fresca e também foi relatado em pessoas que esfregaram a arruda fresca na pele como um repelente de insetos. O óleo volátil é irritante, podendo resultar em danos renais e degeneração hepática se ingerido.

Fontes Pesquisadas
Livro : A cura pelas Plantas -Fossat G, André, 4ª Edição Editora ECO
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/arruda.html#.V0ySFfkrLIU#ixzz4AAVYGfb3

Nenhum comentário:

Postar um comentário